É comum aos fotógrafos tirar fotos coloridas em ambiente iluminados por lampadas fluorescentes, que contêm uma forte composição de luz verde. A consequências desse fato na fotografia é que todos os objetos claros, principalmente os brancos, aparecerão esverdeados. Para equilibrar as cores, deve-se usar um filtro adequado para diminuir a intensidade da luz verde que chega aos sensores da câmera fotográfica. Na escolha desse filtro, utiliza-se o conhecimento da composição das cores-luz primárias: vermelho, verde e azul; e das cores-luz secundárias: amarelo = vermelho + verde, ciano = verde + azul e magenta = vermelho + azul.
Disponível em:http://nautilus.fis.uc.pt. Acesso em 20 maio 2014 (adaptado)
Um filtro, por excelência, clareia as cores que lhe são características e atenua as cores opostas, isto é, reduz suas intensidades. Como o ambiente está iluminado predominantemente por luz de composição verde, o filtro mais adequado deverá intensificar as demais cores primárias, ou seja, o vermelho e o azul, o que nos remete ao filtro magenta.