Questão 63 da prova azul do primeiro dia do Enem 2014

A aplicação excessiva de fertilizantes nitrogenados na agricultura pode acarretar alterações no solo e na água pelo acúmulo de compostos nitrogenados, principalmente a forma mais oxidada, favorecendo a proliferação de algas e plantas aquáticas e alterando o ciclo do nitrogênio, representado no esquema. A espécie nitrogenada mais oxidada tem sua quantidade controlada por ação de microrganismos que promovem a reação de redução dessa espécie, no processo denominado desnitrificação.

O processo citado está representado na etapa

  1. I.
  2. II.
  3. III.
  4. IV.
  5. V.

Comentário da questão

No processo V, observa-se o nitrogênio passando de +5 para 0, portanto está na espécie mais oxidada e reduz. Nas demais espécies, o nox do oxigênio é +3. Sendo assim, a melhor resposta é letra E, processo V.

A desnitrificação é a transformação de nitratos (NO3-) e outras substâncias nitrogenadas em gás nitrogênio (N2). O processo que mostra a conversão do nitrato em gás nitrogênio é o processo V. O processo I mostra a fixação do nitrogênio, o processo II mostra a amonização, o processo III mostra a nitrozação e o processo IV mostra a nitratação.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

60 76 70

Assunto

Ciclo do Nitrogênio

Ciclos Biogeoquímicos

Ecologia