Questão da prova azul do segundo dia do Enem 2014 Segunda Aplicação

Sermão da Sexagésima

 

Nunca na Igreja de Deus houve tantas pregações, nem tantos pregadores como hoje. Pois se tanto se semeia a palavra de Deus, como é tão pouco o fruto? Não há um homem que em um sermão entre em si e se resolva, não há um moço que se arrependa, não há um velho que se desengane. Que é isto? Assim como Deus não é hoje menos onipotente, assim a sua palavra não é hoje menos poderosa do que dantes era. Pois se a palavra de Deus é tão poderosa; se a palavra de Deus tem hoje tantos pregadores, por que não vemos hoje nenhum fruto da palavra de Deus? Esta, tão grande e tão importante dúvida, será a matéria do sermão. Quero começar pregando-me a mim. A mim será, e também a vós; a mim, para aprender a pregar; a vós, que aprendais a ouvir.

VIEIRA, A. Sermões Escolhidos, v. 2. São Paulo: Edameris, 1965

No Sermão da sexagésima, padre Antônio Vieira questiona a eficácia das pregações. Para tanto, apresenta como estratégia discursiva sucessivas interrogações, as quais têm por objetivo principal

  1. provocar a necessidade e o interesse dos fiéis sobre o conteúdo que será abordado no sermão.
  2. conduzir o interlocutor à sua própria reflexão sobre os temas abordados nas pregações.
  3. apresentar questionamentos para os quais a Igreja não possui respostas.
  4. inserir argumentos à tese defendida pelo pregador sobre a eficácia das pregações.
  5. questionar a importância das pregações feitas pela Igreja durante os sermões.

Gabarito da questão

Opção A

A resposta correta da questão do segundo dia do Enem 2014 Segunda Aplicação (caderno azul) é a alternativa A. “Sermão da Sexagésima” é um texto pertencente ao Barroco conceptista, marcado, não só pelo requinte também por estratégias argumentativas e discursivas sofisticadas.

Questões correspondentes

Comentário da questão

“Sermão da Sexagésima” é um texto pertencente ao Barroco conceptista, marcado, não só pelo requinte também por estratégias argumentativas e discursivas sofisticadas. Padre Antônio Vieira precisava passar conceitos por meio de seus textos e precisava prender a atenção de seus interlocutores e a sucessão de interrogações dá conta disso: a progressão textual gradativa marcada por elas desperta a atenção dos ouvintes/leitores.

Equipe Descomplica
Professores de Linguagens da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão do Enem 2014 Segunda Aplicação?

A resposta correta da questão do segundo dia do Enem 2014 Segunda Aplicação (caderno azul) é a alternativa A.

Por que a alternativa A é a correta?

A resolução completa da questão do Enem 2014 Segunda Aplicação está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão do Enem 2014 Segunda Aplicação?

A questão do Enem 2014 Segunda Aplicação é de languages.

Em qual prova caiu a questão do Enem 2014 Segunda Aplicação?

Ela caiu no segundo dia do Enem 2014 Segunda Aplicação, caderno azul.

Onde encontro as outras questões do Enem 2014 Segunda Aplicação?

A prova completa do Enem 2014 Segunda Aplicação, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2014 Segunda Aplicação