Questão 14 da prova cinza do primeiro dia do Enem 2014 Segunda Aplicação

Nas últimas décadas, tem se observado um incremento no comércio entre o Brasil e a China. A comparação entre os gráficos demonstra a

  1. posição do Brasil como grande exportador de commodities.
  2. falta de complementaridade produtiva entre os dois países.
  3. vantagem competitiva da China no setor de produção agrícola.
  4. proporcionalidade entre as trocas de bens de alto valor agregado.
  5. restrita participação de bens de alta tecnologia no comércio bilateral.

Gabarito da questão

Opção A

A resposta correta da questão 14 do primeiro dia do Enem 2014 Segunda Aplicação (caderno cinza) é a alternativa A. Podemos observar nos gráficos que o Brasil exporta uma grande quantidade de produtos básicos, e poucos produtos que passaram pela transformação industrial.

Questões correspondentes

Comentário da questão

Podemos observar nos gráficos que o Brasil exporta uma grande quantidade de produtos básicos, e poucos produtos que passaram pela transformação industrial. O produto manufaturado somente resulta do trabalho manual ou mecânico enquanto o semimanufaturado é o produto bruto que passa por novas fases de processamento até tornar-se mercadoria. Os gráficos demonstram portanto que o Brasil exporta muitos commodities que são produtos que funcionam como matéria prima e podem ser estocados sem perder a qualidade como petróleo, café, soja. Enquanto a China exporta produtos mais industrializados, sendo conhecida como fábrica do mundo.

Equipe Descomplica
Professores de Ciências Humanas da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 14 do Enem 2014 Segunda Aplicação?

A resposta correta da questão 14 do primeiro dia do Enem 2014 Segunda Aplicação (caderno cinza) é a alternativa A.

Por que a alternativa A é a correta?

A resolução completa da questão 14 do Enem 2014 Segunda Aplicação está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão 14 do Enem 2014 Segunda Aplicação?

A questão 14 do Enem 2014 Segunda Aplicação é de human-science.

Em qual prova caiu a questão 14 do Enem 2014 Segunda Aplicação?

Ela caiu no primeiro dia do Enem 2014 Segunda Aplicação, caderno cinza.

Onde encontro as outras questões do Enem 2014 Segunda Aplicação?

A prova completa do Enem 2014 Segunda Aplicação, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2014 Segunda Aplicação