Questão 128 da prova azul do segundo dia do Enem 2013

Os objetivos que motivam os seres humanos a estabelecer comunicação determinam, em uma situação de interlocução, o predomínio de uma ou de outra função de linguagem. Nesse texto, predomina a função que se caracteriza por

  1. tentar persuadir o leitor acerca da necessidade de se tomarem certas medidas para a elaboração de um livro.
  2. enfatizar a percepção subjetiva do autor, que projeta para sua obra seus sonhos e histórias.
  3. apontar para o estabelecimento de interlocução de modo superficial e automático, entre o leitor e o livro.
  4. fazer um exercício de reflexão a respeito dos princípios que estruturam a forma e o conteúdo de um livro.
  5. retratar as etapas do processo de produção de um livro, as quais antecedem o contato entre leitor e obra.

Gabarito da questão

Opção D

A resposta correta da questão 128 do segundo dia do Enem 2013 (caderno azul) é a alternativa D. A função da linguagem que também pode ser identificada no quadrinho é a metalinguística, pois o quadrinho utiliza a linguagem para explicar o seu processo de produção, referentes à forma e ao conteúdo.

Questões correspondentes

134 128 119

Assunto

Funções da Linguagem

Gêneros Textuais

Comentário da questão

A função da linguagem que também pode ser identificada no quadrinho é a metalinguística, pois o quadrinho utiliza a linguagem para explicar o seu processo de produção, referentes à forma e ao conteúdo.

 

Equipe Descomplica
Professores de Linguagens da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 128 do Enem 2013?

A resposta correta da questão 128 do segundo dia do Enem 2013 (caderno azul) é a alternativa D.

Por que a alternativa D é a correta?

A resolução completa da questão 128 do Enem 2013 está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão 128 do Enem 2013?

A questão 128 do Enem 2013 é de languages.

Em qual prova caiu a questão 128 do Enem 2013?

Ela caiu no segundo dia do Enem 2013, caderno azul.

Onde encontro as outras questões do Enem 2013?

A prova completa do Enem 2013, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2013