Questão 66 da prova azul do primeiro dia do Enem 2013

Para serrar ossos e carnes congeladas, um açougueiro utiliza uma serra de fita que possui três polias e um motor. O equipamento pode ser montado de duas formas diferentes, P e Q. Por questão de segurança, é necessário que a serra possua menor velocidade linear

Por qual montagem o açougueiro deve optar e qual a justificativa desta opção?

  1. Q, pois as polias 1 e 3 giram com velocidades lineares iguais em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência.
  2. Q, pois as polias 1 e 3 giram com frequências iguais e a que tiver maior raio terá menor velocidade linear em um ponto periférico.
  3. P, pois as polias 2 e 3 giram com frequências diferentes e a que tiver maior raio terá menor velocidade linear em um ponto periférico.
  4. P, pois as polias 1 e 2 giram com diferentes velocidades lineares em pontos periféricos e a que tiver menor raio terá maior frequência.
  5. Q, pois as polias 2 e 3 giram com diferentes velocidades lineares em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência.

Comentário da questão

Já que o açougueiro quer diminuir a velocidade linear da serra, a frequência entre as polias 2 e 3 devem ser a menor possível. Lembrando que as polias tem velocidades lineares iguais e frequências inversamente proporcionais ao raio. Na montagem P, as polias 1 e 2 possuem a mesma velocidade linear, já que estão ligadas por uma correia. O mesmo acontece com as polias 1 e 3 na montagem Q. Porem, o raio da polia 3 é maior, logo, a montagem que devemos escolher deve usar a polia 3 ligada a 1, para que tenhamos uma menor velocidade linear.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

74 69 55

Assunto

Polias