Questão 57 da prova azul do primeiro dia do Enem 2013

Para realizar um experimento com uma garrafa PET cheia d´água, perfurou-se a lateral da garrafa em três posições a diferentes alturas. Com a garrafa tampada, a água não vazou por nenhum dos orifícios, e, com a garrafa destampada, observou-se o escoamento da água conforme ilustrado na figura

Como a pressão atmosférica interfere no escoamento da água, nas situações com a garrafa tampada e destampada, respectivamente?

  1. Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.
  2. Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo.
  3. Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo.
  4. Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; regula a velocidade de escoamento, que só depende da pressão atmosférica.
  5. Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.

Comentário da questão

Quando a garrafa esta tampada: A força proveniente da pressão atmosférica, que atua de fora para dentro da garrafa, pelos orifícios da imagem, impedem que a água saia.

Quando a garrafa esta destampada: A força proveniente da pressão atmosférica, que atua de fora para dentro da garra, agora pode atuar tanto nos orifícios quanto na abertura de cima da garrafa. Como a força do furo de cima é maior, a água é ejetada pelos orifícios, devido a coluna de água.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

59 48 66

Assunto

Hidrostática