Questão 50 da prova azul do primeiro dia do Enem 2013

Milhares de pessoas estavam morrendo de varíola humana no final do século XVIII. Em 1796, o médico Edward Jenner (1749-1823) inoculou em um menino de 8 anos o pus extraído de feridas de vacas contaminadas com o vírus da varíola bovina, que causa uma doença branda em humanos. O garoto contraiu uma infecção benigna e, dez dias depois, estava recuperado. Meses depois, Jenner inoculou, no mesmo menino, o pus varioloso humano, que causava muitas mortes. O menino não adoeceu.

Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 5 dez. 2012 (adaptado).

Considerando o resultado do experimento, qual a contribuição desse médico para a saúde humana?

  1. A prevenção de diversas doenças infectocontagiosas em todo o mundo.
  2. A compreensão de que vírus podem se multiplicar em matéria orgânica.
  3. O tratamento para muitas enfermidades que acometem milhões de pessoas.
  4. O estabelecimento da ética na utilização de crianças em modelos experimentais.
  5. A explicação de que alguns vírus de animais podem ser transmitidos para os humanos.

Gabarito da questão

Opção A

A resposta correta da questão 50 do primeiro dia do Enem 2013 (caderno azul) é a alternativa A. Edward Jenner foi responsável pela elaboração da primeira vacina, através do processo descrito no texto. Toda vacina tem caráter preventivo, e o desenvolvimento deste método de imunização é responsável pela prevenção de inúmeras doenças infectocontagiosas ao redor do mundo.

Questões correspondentes

73 62 60

Assunto

Imunização

Programa de Saúde

Comentário da questão

Edward Jenner foi responsável pela elaboração da primeira vacina, através do processo descrito no texto. Toda vacina tem caráter preventivo, e o desenvolvimento deste método de imunização é responsável pela prevenção de inúmeras doenças infectocontagiosas ao redor do mundo.

Equipe Descomplica
Professores de Ciências da Natureza da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 50 do Enem 2013?

A resposta correta da questão 50 do primeiro dia do Enem 2013 (caderno azul) é a alternativa A.

Por que a alternativa A é a correta?

A resolução completa da questão 50 do Enem 2013 está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão 50 do Enem 2013?

A questão 50 do Enem 2013 é de natural-science.

Em qual prova caiu a questão 50 do Enem 2013?

Ela caiu no primeiro dia do Enem 2013, caderno azul.

Onde encontro as outras questões do Enem 2013?

A prova completa do Enem 2013, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2013