Questão 71 da prova azul do primeiro dia do Enem 2013

A varfarina é um fármaco que diminui a agregação plaquetária, e por isso é utilizada como anticoagulante, desde que esteja presente no plasma, com uma concentração superior a 1,0 mg/L. Entretanto, concentrações plasmáticas superiores a 4,0 mg/L podem desencadear hemorragias. As moléculas desse fármaco ficam retidas no espaço intravascular e dissolvidas exclusivamente no plasma, que representa aproximadamente 60% do sangue em volume. Em um medicamento, a varfarina é administrada por via intravenosa na forma de solução aquosa, com concentração de 3,0 mg/mL. Um indivíduo adulto, com volume sanguíneo total de 5,0 L, será submetido a um tratamento com solução injetável desse medicamento.

Qual é o máximo volume da solução do medicamento que pode ser administrado a esse indivíduo, pela via intravenosa, de maneira que não ocorram hemorragias causadas pelo anticoagulante?

  1. 1,0 mL
  2. 1,7 mL
  3. 2,7 mL
  4. 4,0 mL
  5. 6,7 mL

Comentário da questão

Dos 5 litros de sangue, 3 litros são plasma (60% de 5). Se a concentração máxima não pode ultrapassar 4mg/L, então 3L x 4mg/L = 12mg. Esta é a quantidade máxima que pode estar presente no plasma sanguíneo.

A varfarina é administrada por via intravenosa na forma de solução aquosa, com concentração de 3,0 mg/mL.

Portanto, se cada litro possui 3,0 mg de varfarina, 12 seriam obtidos em 4 mL desse medicamento.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção D

Questões correspondentes

81 74 65

Assunto

Unidades de concentração