Questão 78 da prova azul do primeiro dia do Enem 2013

A contaminação pelo vírus da rubéola é especialmente preocupante em grávidas, devido à síndrome da rubéola congênita (SRC), que pode levar ao risco de aborto e malformações congênitas. Devido a campanhas de vacinação específicas, nas últimas décadas houve uma grande diminuição de casos de rubéola entre as mulheres, e, a partir de 2008, as campanhas se intensificaram e têm dado maior enfoque à vacinação de homens jovens.

BRASIL. Brasil livre da rubéola: campanha nacional de vacinação para eliminação da rubéola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009 (adaptado).

Considerando a preocupação com a ocorrência da SRC, as campanhas passaram a dar enfoque à vacinação dos homens, porque eles

  1. ficam mais expostos a esse vírus.
  2. transmitem o vírus a mulheres gestantes.
  3. passam a infecção diretamente para o feto.
  4. transferem imunidade às parceiras grávidas.
  5. são mais suscetíveis a esse vírus que as mulheres.

Comentário da questão

Homens contaminados pela rubéola não são capazes de transmitir a doença diretamente para o feto, tampouco há maior exposição dos homens ao vírus ou maior suscetibilidade, e não há transferência de imunidade, mas um homem contaminado pode infectar uma mulher grávida com a rubéola, que poderá ser transmitida ao feto por via congênita.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

54 86 84

Assunto

Programa de Saúde

Viroses