Questão 132 da prova azul do segundo dia do Enem 2012

Lugar de mulher também é na oficina. Pelo menos nas oficinas dos cursos da área automotiva fornecidos pela Prefeitura, a presença feminina tem aumentado ano a ano. De cinco mulheres matriculadas em 2005, a quantidade saltou para 79 alunas inscritas neste ano nos cursos de mecânica automotiva, eletricidade veicular, injeção eletrônica, repintura e funilaria. A presença feminina nos cursos automotivos da Prefeitura — que são gratuitos — cresceu 1 480% nos últimos sete anos e tem aumentado ano a ano.

Disponível em: www.correiodeuberlandia.com.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).

Na produção de um texto, são feitas escolhas referentes a sua estrutura, que possibilitam inferir o objetivo do autor. Nesse sentido, no trecho apresentado, o enunciado “Lugar de mulher também é na oficina” corrobora o objetivo textual de

  1. demonstrar que a situação das mulheres mudou na sociedade contemporânea.
  2. defender a participação da mulher na sociedade atual.
  3. comparar esse enunciado com outro: “lugar de mulher é na cozinha”.
  4. criticar a presença de mulheres nas oficinas dos cursos da área automotiva.
  5. distorcer o sentido da frase “lugar de mulher é na cozinha”

Comentário da questão

O enunciado “Lugar de mulher também é na oficina” tenta desconstruir a oração que conserva uma visão patriarcal: Lugar de mulher é na cozinha. Além disso, o conector “também” expõe a ideia de inclusão, inserindo, assim, os novos espaços da mulher não só no mercado de trabalho, como ainda, na sociedade.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

129 105 132

Assunto

Interpretação Textual