Questão 110 da prova azul do segundo dia do Enem 2012

Cabeludinho

Quando a Vó me recebeu nas férias, ela me apresentou aos amigos: Este é meu neto. Ele foi estudar no Rio e voltou de ateu. Ela disse que eu voltei de ateu. Aquela preposição deslocada me fantasiava de ateu. Como quem dissesse no Carnaval: aquele menino está fantasiado de palhaço. Minha avó entendia de regências verbais. Ela falava de sério. Mas todo-mundo riu. Porque aquela preposição deslocada podia fazer de uma informação um chiste. E fez. E mais: eu acho que buscar a beleza nas palavras é uma solenidade de amor. E pode ser instrumento de rir. De outra feita, no meio da pelada um menino gritou: Disilimina esse, Cabeludinho. Eu não disiliminei ninguém. Mas aquele verbo novo trouxe um perfume de poesia à nossa quadra. Aprendi nessas férias a brincar de palavras mais do que trabalhar com elas. Comecei a não gostar de palavra engavetada. Aquela que não pode mudar de lugar. Aprendi a gostar mais das palavras pelo que elas entoam do que pelo que elas informam. Por depois ouvi um vaqueiro a cantar com saudade: Ai morena, não me escreve / que eu não sei a ler. Aquele a preposto ao verbo ler, ao meu ouvir, ampliava a solidão do vaqueiro.

BARROS, M. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003.

No texto, o autor desenvolve uma reflexão sobre diferentes possibilidades de uso da língua e sobre os sentidos que esses usos podem produzir, a exemplo das expressões “voltou de ateu”, “disilimina esse” e “eu não sei a ler”. Com essa reflexão, o autor destaca

  1. os desvios linguísticos cometidos pelos personagens do texto.
  2. a importância de certos fenômenos gramaticais para o conhecimento da língua portuguesa.
  3. a distinção clara entre a norma culta e as outras variedades linguísticas.
  4. o relato fiel de episódios vividos por Cabeludinho durante as suas férias.
  5. a valorização da dimensão lúdica e poética presente nos usos coloquiais da linguagem.

Comentário da questão

O autor ao trazer para o texto expressões que fujam à norma culta, mas que são carregadas de significado e são compreensíveis dentro da situação comunicativa, desenvolve uma reflexão sobre o uso da linguagem, enfatizando sua dimensão lúdica e poética.

 

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Gabarito da questão

Opção E

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Assunto

Linguagem

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