Questão 54 da prova azul do primeiro dia do Enem 2012

Em um dia de chuva muito forte, constatou-se uma goteira sobre o centro de uma piscina coberta, formando um padrão de ondas circulares. Nessa situação, observou-se que caíam duas gotas a cada segundo. A distância entre duas cristas consecutivas era de 25 cm e cada uma delas se aproximava da borda da piscina com velocidade de 1,0 m/s. Após algum tempo a chuva diminuiu e a goteira passou a cair uma vez por segundo.

Com a diminuição da chuva, a distância entre as cristas e a velocidade de propagação da onda se tornaram, respectivamemente,

  1. maior que 25 cm e maior que 1,0 m/s.
  2. maior que 25 cm e igual a 1,0 m/s.
  3. menor que 25 cm e menor que 1,0 m/s.
  4. menor que 25 cm e igual a 1,0 m/s.
  5. igual a 25 cm e igual a 1,0 m/s.

Comentário da questão

Inicialmente, podemos descrever uma equação que relaciona a velocidade, comprimento de onda e frequência da seguinte forma:

V=λ.f=constante

Já que a velocidade é constante, por que ela depende de alterações no meio para mudar o valor, podemos concluir que se ocorrer uma diminuição na frequência, o comprimento de onda deve aumentar proporcionalmente para manter a relação. Logo, o comprimento precisa ser maior que 25 cm.

Os valores citados no enunciado para frequência, comprimento de onda e velocidade não batem na relação, trazendo um problema para a questão. Observe:

f1=2 Hz
λ=0,25m
V=2.0,25=0,5 m/s. Esse valor não bate com o valor informado de 1 m/s. Logo, essa parte da questão ficou sem uma forma clara de identificar.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

62 49 60

Assunto

Ondas