Questão 74 da prova azul do primeiro dia do Enem 2012

A característica que permite identificar um planeta no céu é o seu movimento relativo às estrelas fixas. Se observarmos a posição de um planeta por vários dias, verificaremos que sua posição em relação às estrelas fixas se modifica regularmente. A figura destaca o movimento de Marte observado em intervalos de 10 dias, registrado da Terra.

Qual a causa da forma da trajetória do planeta Marte registrada na figura?

  1. A maior velocidade orbital da Terra faz com que, em certas épocas, ela ultrapasse Marte.
  2. A presença de outras estrelas faz com que sua trajetória seja desviada por meio da atração gravitacional.
  3. A órbita de Marte, em torno do Sol, possui uma forma elíptica mais acentuada que a dos demais planetas.
  4. A atração gravitacional entre a Terra e Marte faz com que este planeta apresente uma órbita irregular em torno do Sol.
  5. A proximidade de Marte com Júpiter, em algumas épocas do ano, faz com que a atração gravitacional de Júpiter interfira em seu movimento.

Comentário da questão

Já que a Terra esta mais próxima do Sol que Marte. Podemos concluir que a sua velocidade de translação é obrigatoriamente maior. Essa relação faz com que na situação em que Marte esta viajando na frente da Terra, vejamos a primeira parte do laço. Ao ultrapassarmos Marte, temos a impressão de que Marte esta em um movimento retrógado em relação a Terra, logo, observamos que Marte inverte o sentido do seu movimento, realizando a segunda parte do laço.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

80 68 78

Assunto

Órbitas