Questão 115 da prova cinza do segundo dia do Enem 2012 Segunda Aplicação

Quando a propaganda é decisiva na troca de marcas

Todo supermercadista sabe que, quando um produto está na mídia, a procura pelos consumidores aumenta. Mas, em algumas categorias, a influência da propaganda é maior, de acordo com pesquisa feita com 400 pessoas pela consultoria YYY e com exclusividade para o supermercado XXX.

O levantamento mostrou que, mesmo não sendo a razão o fator mais apontado para trocar de marca, não se pode ignorar a força das campanhas publicitárias. Em algumas categorias, um terço dos respondentes atribuem a mudança à publicidade. Para Nicanor Guerreiro, a propaganda estabelece uma relação mais “emocional” da marca com o público. “Todos sentimos necessidade de consumir produtos que sejam ‘aceitos’ pelas outras pessoas. Por isso, a comunicação faz o papel de endosso das marcas”, afirma. O executivo ressalta, no entanto, que nada disso adianta se o produto não cumprir as promessas transmitidas nas ações de comunicação.
Um dos objetivos da propaganda é tornar o produto aspiracional, despertando o desejo de experimentá-lo. O que o consumidor deseja é o que a loja vende. E é isso o que o supermercadista precisa ter sempre em mente.
Veja o gráfico:

De acordo com o texto e com as informações fornecidas pelo gráfico, para aumentar as vendas de produtos, é necessário que

  1. a campanha seja centrada em produtos alimentícios, a fim de aumentar o percentual de troca atual que se apresenta como o mais baixo.
  2. a preferência de um produto ocorra por influência da propaganda devido à necessidade emocional das marcas.
  3. a propaganda influencie na troca de marca e que o consumidor valorize a qualidade do produto.
  4. os produtos mais vendidos pelo comércio não sejam divulgados para o público como tal.
  5. as marcas de qualidade inferior constituam o foco da publicidade por serem mais econômicas.

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

Comentário da questão

Segunda as informações presentes nos textos, a propaganda tem o poder de persuasão ao atrair o cliente à compra de um novo produto, entretanto, a garantia da qualidade é essencial para que o cliente aprove a eficácia do produto que comprou.

Equipe Descomplica
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