Questão 70 da prova azul do primeiro dia do Enem 2011
Um curioso estudante, empolgado com a aula de circuito elétrico que assistiu na escola, resolve desmontar sua lanterna. Utilizando-se da lâmpada e da pilha, retiradas do equipamento, e de um fio com as extremidades descascadas, faz as seguintes ligações com a intenção de acender a lâmpada:
Tendo por base os esquemas mostrados, em quais casos a lâmpada acendeu?
- (1), (3), (6).
- (3), (4), (5).
- (1), (3), (5).
- (1), (3), (7).
- (1), (2), (5).
Gabarito da questão
Opção D
A resposta correta da questão 70 do primeiro dia do Enem 2011 (caderno azul) é a alternativa D. Para que a lâmpada acenda, é necessário que o conjunto feche um circuito elétrico. A pilha é o elemento do circuito que fornece a corrente e para isso acontecer, é necessário que os terminais positivo e negativo estejam ligados pelo conjunto fio-lampada.
Assunto
Circuito elétrico
Comentário da questão
Comentário revisado em
Perguntas frequentes sobre esta questão
Qual é o gabarito da questão 70 do Enem 2011?
A resposta correta da questão 70 do primeiro dia do Enem 2011 (caderno azul) é a alternativa D.
Por que a alternativa D é a correta?
A resolução completa da questão 70 do Enem 2011 está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.
De qual matéria é a questão 70 do Enem 2011?
A questão 70 do Enem 2011 é de natural-science.
Em qual prova caiu a questão 70 do Enem 2011?
Ela caiu no primeiro dia do Enem 2011, caderno azul.
Onde encontro as outras questões do Enem 2011?
A prova completa do Enem 2011, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2011
Para que a lâmpada acenda, é necessário que o conjunto feche um circuito elétrico. A pilha é o elemento do circuito que fornece a corrente e para isso acontecer, é necessário que os terminais positivo e negativo estejam ligados pelo conjunto fio-lampada.
No caso da lâmpada, para que ela acenda, é preciso que a corrente passe por dentro, onde ocorre o processo de geração de luz. Para que isso ocorra, precisamos que a corrente passe pelos terminais elétricos da lâmpada (base e a rosca lateral).
Por ultimo temos o fio, que serve como caminho para a corrente. Utilizaremos o fio para guiar a corrente da pilha ate a lâmpada e da lampada ate a pilha de novo. Respeitando tudo que foi dito.
As alternativas (1), (3) e (7) mostram montagens que respeitam os itens falados.
OBS1: Os terminais elétricos da lâmpada = partes metalizadas.
OBS2: Os itens (2) e (6) podem gerar uma duvida inicial para vocês, mas observe com calma. Da para ver que ambos não respeitam a ligação dos terminais, onde você tem em (2) um fio que não esta ligado diretamente no terminal da pilha e em (6) um dos terminais da lâmpada não esta ligado.