Questão 115 da prova cinza do segundo dia do Enem 2011 Segunda Aplicação

Uma luz na evolução

Dois fósseis descobertos na África do Sul, dotados de inusitada combinação de características arcaicas e modernas, podem ser ancestrais diretos do homem

Os últimos quinze dias foram excepcionais para o estudo das origens do homem. No fim de março, uma falange fossilizada encontrada na Sibéria revelou uma espécie inteiramente nova de hominídeo que existia há 50 000 anos. Na semana passada, cientistas da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, anunciaram uma descoberta similar. São duas as ossadas bastante completas ― a de um menino de 12 anos e a de uma mulher de 30 ― encontradas na caverna Malapa, a 40 quilômetros de Johannesburgo. Devido à abundância de fósseis, a região é conhecida como Berço da Humanidade.

Veja. Abr. 2010 (adaptado).

Sabe-se que as funções da linguagem são reconhecidas por meio de recursos utilizados segundo a produção do autor, que, nesse texto, centra seu objetivo

  1. na linguagem utilizada, ao enfatizar a maneira como o texto foi escrito, sua estrutura e organização.
  2. em si mesmo, ao enfocar suas emoções e sentimentos diante das descobertas feitas.
  3. no leitor do texto, ao tentar convencê-lo a praticar uma ação, após sua leitura.
  4. no canal de comunicação utilizado, ao querer certificar-se do entendimento do leitor.
  5. no conteúdo da mensagem, ao transmitir uma informação ao leitor.

Gabarito da questão

Opção E

A resposta correta da questão 115 do segundo dia do Enem 2011 Segunda Aplicação (caderno cinza) é a alternativa E. O texto da questão tem foco no referencial, ou seja, na informação e, por isso, acaba prezando pela objetividade e pela clareza acima de qualquer manifestação poética ou emotiva.

Questões correspondentes

Comentário da questão

O texto da questão tem foco no referencial, ou seja, na informação e, por isso, acaba prezando pela objetividade e pela clareza acima de qualquer manifestação poética ou emotiva. Por isso, a alternativa correta é a letra E.

Equipe Descomplica
Professores de Linguagens da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 115 do Enem 2011 Segunda Aplicação?

A resposta correta da questão 115 do segundo dia do Enem 2011 Segunda Aplicação (caderno cinza) é a alternativa E.

Por que a alternativa E é a correta?

A resolução completa da questão 115 do Enem 2011 Segunda Aplicação está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão 115 do Enem 2011 Segunda Aplicação?

A questão 115 do Enem 2011 Segunda Aplicação é de languages.

Em qual prova caiu a questão 115 do Enem 2011 Segunda Aplicação?

Ela caiu no segundo dia do Enem 2011 Segunda Aplicação, caderno cinza.

Onde encontro as outras questões do Enem 2011 Segunda Aplicação?

A prova completa do Enem 2011 Segunda Aplicação, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2011 Segunda Aplicação