Questão 68 da prova cinza do primeiro dia do Enem 2011 Segunda Aplicação

A construção de barragens provoca um profundo impacto ecológico, que pode ser atenuado, em parte, pelo planejamento prévio de remoção da fauna atingida pela inundação local. Nas barragens construídas no  Brasil, esse planejamento tem como principal objetivo a devolução dos animais a um ambiente semelhante ao original. Antes do fechamento das comportas, procura-se deslocar o maior número possível de animais; após o fechamento, com a elevação gradual das águas, procede-se à captura dos que vão ficando ilhados para transportá-los a locais preestabelecidos, ou retê-los e enviá-los a instituições de pesquisas.

LIZASO, N. M. Rev. Bras. Zool. V. 2, n° 2, Curitiba,1983.
Disponível em: http://www.scielo.br (adaptado).

O procedimento de transporte dos animais e alocação em uma nova área livre de inundação, onde a espécie introduzida não existia antes do processo, tem como uma das consequências imediatas

  1. a sobrevivência destes animais, aumentando a biodiversidade e o equilíbrio ecológico no novo local.
  2. o aumento populacional das espécies introduzidas, sem interferência dos grupos já existentes.
  3. o beneficio das espécies do novo local, pelo aumento de recursos e da possibilidade de sobrevivência de todas.
  4. a seleção artificial pelo aumento do número de espécies existentes no local e a variação populacional das espécies introduzidas.
  5. o desequilíbrio ecológico, pois a introdução das espécies causa variação na estrutura da comunidade existente no local.

Gabarito da questão

Opção E

A resposta correta da questão 68 do primeiro dia do Enem 2011 Segunda Aplicação (caderno cinza) é a alternativa E. A introdução de novas espécies em ambiente que não existiam antes causa o desequilíbrio ecológico, uma vez que essa nova espécie introduzida disputará o mesmo alimento e território, saindo muitas vezes em vantagem, pois pode não possuir predadores, ter mais…

Questões correspondentes

Comentário da questão

A introdução de novas espécies em ambiente que não existiam antes causa o desequilíbrio ecológico, uma vez que essa nova espécie introduzida disputará o mesmo alimento e território, saindo muitas vezes em vantagem, pois pode não possuir predadores, ter mais agilidade do que as espécies nativas, entre outros fatores.  

Equipe Descomplica
Professores de Ciências da Natureza da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 68 do Enem 2011 Segunda Aplicação?

A resposta correta da questão 68 do primeiro dia do Enem 2011 Segunda Aplicação (caderno cinza) é a alternativa E.

Por que a alternativa E é a correta?

A resolução completa da questão 68 do Enem 2011 Segunda Aplicação está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão 68 do Enem 2011 Segunda Aplicação?

A questão 68 do Enem 2011 Segunda Aplicação é de natural-science.

Em qual prova caiu a questão 68 do Enem 2011 Segunda Aplicação?

Ela caiu no primeiro dia do Enem 2011 Segunda Aplicação, caderno cinza.

Onde encontro as outras questões do Enem 2011 Segunda Aplicação?

A prova completa do Enem 2011 Segunda Aplicação, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2011 Segunda Aplicação