Questão 99 da prova azul do segundo dia do Enem 2010

S.O.S Português

Por que pronunciamos muitas palavras de um jeito diferente da escrita? Pode-se refletir sobre esse aspecto da língua com base em duas perspectivas. Na primeira delas, fala e escrita são dicotômicas, o que restringe o ensino da língua ao código. Daí vem o entendimento de que a escrita é mais complexa que a fala, e seu ensino restringe-se ao conhecimento das regras gramaticais, sem a preocupação com situações de uso. Outra abordagem permite encarar as diferenças como um produto distinto de duas modalidades da língua: a oral e a escrita. A questão é que nem sempre nos damos conta disso.

S.O.S Português. Nova Escola. São Paulo: Abril, Ano XXV, nº- 231, abr. 2010 (fragmento adaptado).

O assunto tratado no fragmento é relativo à língua portuguesa e foi publicado em uma revista destinada a professores. Entre as características próprias desse tipo de texto, identificam-se marcas linguísticas próprias do uso

  1. regional, pela presença de léxico de determinada região do Brasil.
  2. literário, pela conformidade com as normas da gramática.
  3. técnico, por meio de expressões próprias de textos científicos.
  4. coloquial, por meio do registro de informalidade.
  5. oral, por meio do uso de expressões típicas da oralidade.

Gabarito da questão

Opção C

A resposta correta da questão 99 do segundo dia do Enem 2010 (caderno azul) é a alternativa C. O texto contém termos técnicos, uma vez que é uma revista direcionada a professores de língua portuguesa. Entre os termos presentes no texto, podemos destacar: “dicotômicos”, “código” e “modalidades da língua”.

Questões correspondentes

98 99 98

Assunto

Variações Linguísticas

Comentário da questão

O texto contém termos técnicos, uma vez que é uma revista direcionada a professores de língua portuguesa. Entre os termos presentes no texto, podemos destacar: “dicotômicos”, “código” e “modalidades da língua”.

Equipe Descomplica
Professores de Linguagens da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 99 do Enem 2010?

A resposta correta da questão 99 do segundo dia do Enem 2010 (caderno azul) é a alternativa C.

Por que a alternativa C é a correta?

A resolução completa da questão 99 do Enem 2010 está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão 99 do Enem 2010?

A questão 99 do Enem 2010 é de languages.

Em qual prova caiu a questão 99 do Enem 2010?

Ela caiu no segundo dia do Enem 2010, caderno azul.

Onde encontro as outras questões do Enem 2010?

A prova completa do Enem 2010, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2010