Questão 106 da prova azul do segundo dia do Enem 2010

O folclore é o retrato da cultura de um povo. A dança popular e folclórica é uma forma de representar a cultura regional, pois retrata seus valores, crenças, trabalho conhecê-la, é de alguma forma se apropriar dela, é enriquecer a própria cultura.

BREGOLATO, R. A. Cultura Corporal da Dança. São Paulo: Ícone, 2007.

As manifestações folclóricas perpetuam uma tradição cultural, é obra de um povo que a cria, recria e a perpetua. Sob essa abordagem deixa-se de identificar como dança folclórica brasileira

  1. o Bumba-meu-boi, que é uma dança teatral onde personagens contam uma história envolvendo crítica social, morte e ressurreição.
  2. a Quadrilha das festas juninas, que associam festejos religiosos a celebrações de origens pagãs envolvendo as colheitas e a fogueira.
  3. o Congado, que é uma representação de um reinado africano onde se homenageia santos através de música, cantos e dança.
  4. o Balé, em que se utilizam músicos, bailarinos e vários outros profissionais para contar uma história em forma de espetáculo.
  5. o Carnaval, em que o samba derivado do batuque africano é utilizado com o objetivo de contar ou recriar uma história nos desfiles.

Gabarito da questão

Opção D

A resposta correta da questão 106 do segundo dia do Enem 2010 (caderno azul) é a alternativa D.

Questões correspondentes

106 106 106

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 106 do Enem 2010?

A resposta correta da questão 106 do segundo dia do Enem 2010 (caderno azul) é a alternativa D.

De qual matéria é a questão 106 do Enem 2010?

A questão 106 do Enem 2010 é de human-science.

Em qual prova caiu a questão 106 do Enem 2010?

Ela caiu no segundo dia do Enem 2010, caderno azul.

Onde encontro as outras questões do Enem 2010?

A prova completa do Enem 2010, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2010