Questão 69 da prova azul do primeiro dia do Enem 2010

No que tange à tecnologia de combustíveis alternativos, muitos especialistas em energia acreditam que os alcoóis vão crescer em importância em um futuro próximo. Realmente, alcoóis como metanol e etenol têm encontrado alguns nichos para uso doméstico como combustíveis há muitas décadas e, recentemente, vêm obtendo uma aceitação cada vez maior como aditivos ou mesmo como substitutos para a gasolina em veículos. Algumas das propriedades físicas desses combustíveis são mostradas no quadro seguinte.

Considere que, em pequenos volumes, o custo de produção de ambos os alcoóis seja o mesmo. Dessa forma, do ponto de vista econômico, é mais vantajoso utilizar

  1. metanol, pois sua combustão completa fornece, aproximadamente, 22,7 kJ de energia por litro de combustível queimado.
  2. etanol, pois sua combustão completa fornece, aproximadamente, 29,7 kJ de energia por litro de combustível queimado.
  3. metanol, pois sua combustão completa fornece, aproximadamente, 17,9 MJ de energia por litro de combustível queimado.
  4. etanol, pois sua combustão completa fornece, aproximadamente, 23,5 MJ de energia por litro de combustível queimado.
  5. etanol, pois sua combustão completa fornece, aproximadamente, 33,7 MJ de energia por litro de combustível queimado.

Gabarito da questão

Opção D

A resposta correta da questão 69 do primeiro dia do Enem 2010 (caderno azul) é a alternativa D. Primeiro temos que calcular a energia liberada para cada litro de metanol e etanol queimado partir das densidades. A densidade do metanol e do etanol é 0,79 g/ml, então 1L desses combustíveis tem massa igual a 790 g.

Questões correspondentes

72 71 68

Assunto

Estequiometria

Termoquímica

Comentário da questão

Primeiro temos que calcular a energia liberada para cada litro de metanol e etanol queimado partir das densidades. A densidade do metanol e do etanol é 0,79 g/ml, então 1L desses combustíveis tem massa igual a 790 g.

Metanol:
Massa molar do metanol = 32g
32g —— 726 kJ
790g —— X

X=17923 kJ ou 17,9 MJ

Etanol:
Massa molar do metanol = 46 g
46g —— 1367 kJ
790g —— Y

Y=23476 kJ ou 23,5 MJ

Como fizemos a comparação pros dois combustíveis como 1L o mais vantajoso é o etanol por liberar mais energia que metanol.

Equipe Descomplica
Professores de Ciências da Natureza da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 69 do Enem 2010?

A resposta correta da questão 69 do primeiro dia do Enem 2010 (caderno azul) é a alternativa D.

Por que a alternativa D é a correta?

A resolução completa da questão 69 do Enem 2010 está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão 69 do Enem 2010?

A questão 69 do Enem 2010 é de natural-science.

Em qual prova caiu a questão 69 do Enem 2010?

Ela caiu no primeiro dia do Enem 2010, caderno azul.

Onde encontro as outras questões do Enem 2010?

A prova completa do Enem 2010, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2010