Questão 15 da prova azul do primeiro dia do Enem 2010

A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.

BACOCCINA, D. QUEIROZ, G.: BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão.
Istoé Dinheiro. Ano 13, n.o 655, 28 abri 2010 (adaptado).

Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados

  1. ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
  2. à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.
  3. à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.
  4. ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.
  5. ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.

Comentário da questão

O processo de urbanização crescente requer novas medidas de produção de energia. Mesmo com o discurso desenvolvimentista e de suficiência energética que cerca a construção de Belo Monte, os impactos sociais e ambientais são inúmeros e muito graves. As comunidades mais duramente afetadas por essa medida denunciam que a construção tem motivações de mineradoras para explorar o ouro do Rio Xingu, e defendem a sobrevivência do rio e da população local. A exploração de mineiros pode ser comparada com o desastre que aconteceu em Mariana – MG.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

14 18 15

Assunto

Espaço rural brasileiro

Fontes de energia

Impactos Ambientais

Industrialização brasileira