Questão 31 da prova azul do primeiro dia do Enem 2009

O progresso da tecnologia introduziu diversos artefatos geradores de campos eletromagnéticos. Uma das mais empregadas invenções nessa área são os telefones celulares e smartphones. As tecnologias de transmissão de celular atualmente em uso no Brasil contemplam dois sistemas. O primeiro deles é operado entre as frequências de 800 MHz e 900 MHz e constitui os chamados sistemas TDMA/CDMA. Já a tecnologia GSM, ocupa a frequência de 1.800 MHz.

Considerando que a intensidade de transmissão e o nível de recepção “celular” sejam os mesmos para as tecnologias de transmissão TDMA/CDMA ou GSM, se um engenheiro tiver de escolher entre as duas tecnologias para obter a mesma cobertura, levando em consideração apenas o número de antenas em uma região, ele deverá escolher:

  1. a tecnologia GSM, pois é a que opera com ondas de maior comprimento de onda.
  2. a tecnologia TDMA/CDMA, pois é a que apresenta Efeito Doppler mais pronunciado.
  3. a tecnologia GSM, pois é a que utiliza ondas que se propagam com maior velocidade.
  4. qualquer uma das duas, pois as diferenças nas frequências são compensadas pelas diferenças nos comprimentos de onda.
  5. qualquer uma das duas, pois nesse caso as intensidades decaem igualmente da mesma forma, independentemente da frequência.

Gabarito da questão

Opção E

A resposta correta da questão 31 do primeiro dia do Enem 2009 (caderno azul) é a alternativa E. A intensidade de transmissão de uma antena para um celular pode ser descrita de acordo com a seguinte equação: I=-P/4πx² Onde I é a intensidade de transmissão, P é a potência da onda e x é a distancia entre os dois equipamentos.

Questões correspondentes

32 32 30

Assunto

Ondas

Comentário da questão

A intensidade de transmissão de uma antena para um celular pode ser descrita de acordo com a seguinte equação:

I=-P/4πx²

Onde I é a intensidade de transmissão, P é a potência da onda e x é a distancia entre os dois equipamentos. Podemos considerar então que a escolhe entre a tecnologia TDMA/CDMA e GSM não importa, já que ambas decaem com a distância e ambas não alteram o valor de P.

Equipe Descomplica
Professores de Ciências da Natureza da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 31 do Enem 2009?

A resposta correta da questão 31 do primeiro dia do Enem 2009 (caderno azul) é a alternativa E.

Por que a alternativa E é a correta?

A resolução completa da questão 31 do Enem 2009 está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão 31 do Enem 2009?

A questão 31 do Enem 2009 é de natural-science.

Em qual prova caiu a questão 31 do Enem 2009?

Ela caiu no primeiro dia do Enem 2009, caderno azul.

Onde encontro as outras questões do Enem 2009?

A prova completa do Enem 2009, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2009