Questão 14

A eficiência de um processo de conversão de energia é definida como a razão entre a produção de energia ou trabalho útil e o total de entrada de energia no processo. A figura mostra um processo com diversas etapas. Nesse caso, a eficiência geral será igual ao produto das eficiências das etapas individuais. A entrada de energia que não se transforma em trabalho útil é perdida sob formas não utilizáveis (como resíduos de calor).

Aumentar a eficiência dos processos de conversão de energia implica economizar recursos e combustíveis. Das propostas seguintes, qual resultará em maior aumento da eficiência geral do processo?

  1. Aumentar a quantidade de combustível para queima na usina de força.
  2. Utilizar lâmpadas incandescentes, que geram pouco calor e muita luminosidade.
  3. Manter o menor número possível de aparelhos elétricos em funcionamento nas moradias.
  4. Utilizar cabos com menor diâmetro nas linhas de transmissão a fim de economizar o material condutor.
  5. Utilizar materiais com melhores propriedades condutoras nas linhas de transmissão e lâmpadas fluorescentes nas moradias.

Comentário da questão

Uma das formas de melhorar a eficiência do processo esta na escolha do material baseado na condutividade elétrica dele. Um bom condutor elétrico permite que a corrente passe com mais facilidade, diminuindo a perda de energia por efeito Joule. Por esse motivo, lampadas fluorescentes são mais eficientes que as incandescente, quando submetidas ao mesmo potencial.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

14 14 14 0

Assunto

Circuito elétrico

Eletrodinâmica