Questão 66 da prova azul do primeiro dia do Enem 2009

Colhe o Brasil, após esforço contínuo dilatado no tempo, o que plantou no esforço da construção de sua inserção internacional. Há dois séculos formularam-se os pilares da política externa. Teve o país inteligência de longo prazo e cálculo de oportunidade no mundo difuso da transição da hegemonia britânica para o século americano. Engendrou concepções, conceitos e teoria própria no século XIX, de José Bonifácio ao Visconde do Rio Branco. Buscou autonomia decisória no século XX. As elites se interessaram, por meio de calorosos debates, pelo destino do Brasil. O país emergiu, de Vargas aos militares, como ator responsável e previsível nas ações externas do Estado. A mudança de regime político para a democracia não alterou o pragmatismo externo, mas o aperfeiçoou.

SARAIVA, J. F. S. O lugar do Brasil e o silêncio do parlamento. Correio Braziliense, Brasília,
28 maio 2009 (adaptado).

Sob o ponto de vista da política externa brasileira no século XX, conclui-se que

  1. o Brasil é um país periférico na ordem mundial, devido às diferentes conjunturas de inserção internacional.
  2. as possibilidades de fazer prevalecer ideias e conceitos próprios, no que tange aos temas do comércio internacional e dos países em desenvolvimento, são mínimas.
  3. as brechas do sistema internacional não foram bem aproveitadas para avançar posições voltadas para a criação de uma área de cooperação e associação integrada a seu entorno geográfico.
  4. os grandes debates nacionais acerca da inserção internacional do Brasil foram embasados pelas elites do Império e da República por meio de consultas aos diversos setores da população.
  5. a atuação do Brasil em termos de política externa evidencia que o país tem capacidade decisória própria, mesmo diante dos constrangimentos internacionais.

Gabarito da questão

Opção E

A resposta correta da questão 66 do primeiro dia do Enem 2009 (caderno azul) é a alternativa E. É possível afirmar que o Brasil soube se aproveitar da relação com os Estados Unidos. Quando ele precisava de apoio na Guerra Fria e na desconcentração industrial dos países desenvolvidos para os subdesenvolvidos na crise de 29, JK e Vargas souberam negociar…

Questões correspondentes

66 66 65

Assunto

Geopolítica

Comentário da questão

É possível afirmar que o Brasil soube se aproveitar da relação com os Estados Unidos. Quando ele precisava de apoio na Guerra Fria e na desconcentração industrial dos países desenvolvidos para os subdesenvolvidos na crise de 29, JK e Vargas souberam negociar afim de formar um polo industrial brasileiro capaz de vislumbrar por um período a substituição de importações e atrair mais investimentos externos.

Equipe Descomplica
Professores de Ciências Humanas da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 66 do Enem 2009?

A resposta correta da questão 66 do primeiro dia do Enem 2009 (caderno azul) é a alternativa E.

Por que a alternativa E é a correta?

A resolução completa da questão 66 do Enem 2009 está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão 66 do Enem 2009?

A questão 66 do Enem 2009 é de human-science.

Em qual prova caiu a questão 66 do Enem 2009?

Ela caiu no primeiro dia do Enem 2009, caderno azul.

Onde encontro as outras questões do Enem 2009?

A prova completa do Enem 2009, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2009