As inscrições do Prouni já encerraram. Clique no botão abaixo e confira agora a lista dos aprovados
Ainda com dúvidas? Entre em contato com nosso time pelo e-mail
duvidas.prouni@descomplica.com.br
Conheça quem pode se candidatar à bolsa integral (100%) pelo Prouni para estudar na Descomplica com o benefício do programa:
Criado pelo Governo Federal em 2004, o Prouni, Programa Universidade para Todos, oferece bolsas de estudo para quem nunca fez faculdade.
A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet direto na página do Prouni. Acompanhe o calendário completo no site do programa.
Nossa faculdade é destaque no MEC, oferece aulas 100% digitais e ainda
Conheça mais
O que é ProUni e como funciona?
O Programa Universidade para Todos (ProUni), criado pelo Ministério da Educação, distribui bolsas de estudo em universidades, aumentando a quantidade de estudantes brasileiros de baixa renda na graduação. A seleção de candidatos é feita de acordo com a nota obtida na última edição do Enem. Podem participar do processo seletivo estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos. O ProUni tem duas edições anuais (uma no primeiro semestre e a outra no segundo) e é composto por uma única fase de inscrição – gratuita e feita apenas online, no site do ProUni.
Qual é o cronograma do ProUni 2024?
O cronograma do ProUni 2024 é o seguinte:
Inscrições: de 23 a 26 de julho de 2024.
Resultado da primeira chamada: 31 de julho de 2024.
Comprovação de informações - primeira chamada: de 31 de julho a 14 de agosto de 2024.
Aprovação ou Reprovação no Sisprouni - primeira chamada: de 31 de julho a 16 de agosto de 2024.
Resultado da segunda chamada: 20 de agosto de 2024.
Comprovação de informações - segunda chamada: de 20 a 30 de agosto de 2024.
Aprovação ou Reprovação no Sisprouni - segunda chamada: de 20 de agosto a 04 de setembro de 2024.
Prazos para a lista de espera e demais etapas:
Abertura da lista de espera: de 09 a 10 de setembro de 2024.
Divulgação da lista de espera no Sisprouni: 13 de setembro de 2024.
Comprovação de informações da lista de espera: de 16 a 25 de abril de 2024.
Aprovação ou Reprovação: de 26 de setembro a 09 de outubro de 2024.
Notas consideradas: Enem 2022 e Enem 2023.
Quem pode se inscrever no ProUni e quais são os documentos necessários?
O ProUni é um programa voltado para estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Essa é uma condição básica para ter acesso ao benefício. Além disso, para participar do ProUni, é imprescindível ter concluído o Ensino Médio e ter feito a última edição do Enem! O candidato não pode zerar a redação e precisa ter acumulado pelo menos 450 pontos em sua média de notas das provas do exame. Para se inscrever no ProUni, basta apenas ter o seu login de inscrição e a senha do Enem mais recente, feito pelo seu CPF.
Quando começam as inscrições do ProUni 2024?
As inscrições do ProUni vão de 23 de julho a 26 de julho de 2024.
O que são vagas remanescentes no ProUni?
Vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas ao longo do processo seletivo do ProUni na primeira e na segunda chamada e na lista de espera.
Quais são as cotas do ProUni?
O ProUni reserva bolsas para pessoas com deficiência e para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. A quantidade de vagas de cotas é equivalente à porcentagem que cada grupo representa na população do Estado, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Importante: cotistas também devem se enquadrar às demais exigências do ProUni, que incluem limite de renda familiar e ter estudado em escola pública ou particular com bolsa.
O que é nota de corte do ProUni e como ela funciona?
A nota de corte é uma das maiores preocupações dos candidatos ao ProUni. Trata-se da menor nota necessária para estar dentro dos selecionados para uma vaga em determinado curso, instituição, turno e modalidade de concorrência. A partir do segundo dia de inscrições, o sistema calcula diariamente, de acordo com as notas dos participantes, as notas de corte. É preciso monitorá-la para ter uma noção da sua colocação. A nota de corte do ProUni não invalida a média do Enem exigida para ter acesso ao programa. É preciso obter uma média maior do que 450 pontos em todas as suas notas do Enem e não zerar a redação.
Qual é a nota mínima para participar do ProUni?
Existe uma nota mínima exigida para se inscrever no ProUni, sabia? É preciso ter tirado ao menos 450 pontos na edição mais recente do Enem e não ter zerado a redação. Além dessa nota, há a nota de corte do ProUni, pontuação mínima exigida para que você tenha acesso a uma bolsa no curso que escolher. Quanto maior a sua nota no Enem, maiores as chances de superar a nota de corte.
Quando sai e como ver o resultado do ProUni 2024?
Os resultados da primeira chamada serão divulgados dia 31 de julho de 2024 e os resultados da segunda chamada dia 20 de agosto de 2024.
Como ver o resultado do ProUni: é só acessar o site oficial do programa, informar os dados de login e senha para ter acesso aos resultados e aos direcionamentos sobre os próximos passos.
Lista de espera do ProUni 2024: como vai funcionar?
O candidato que não for aprovado na 1ª chamada do ProUni já concorrerá automaticamente a uma vaga na 2ª convocação. Mas se ainda assim ele não for aprovado, terá a opção de manifestar interesse na lista de espera. É assim que funciona a lista de espera do ProUni. Os prazos para a lista de espera do ProUni 2024 são os seguintes: Abertura da lista de espera: de 09 a 10 de setembro de 2024. Divulgação da lista de espera no Sisprouni: 13 de setembro de 2024. Comprovação de informações da lista de espera: de 16 de setembro a 25 de setembro de 2024. Aprovação ou Reprovação: de 26 de setembro a 09 de setembro de 2024.
Qual a renda máxima do ProUni para concorrer a bolsas de 100%?
Para concorrer a bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio (por pessoa da família).
O que acontece se minha renda aumentar? Perco a bolsa?
Os bolsistas do ProUni não precisam comprovar a renda a cada semestre, mas se a renda aumentar substancialmente a recomendação é avisar o Ministério da Educação (MEC), que tomará a decisão sobre o cancelamento ou não da bolsa. O MEC pode investigar a renda do bolsista a qualquer momento e, caso seja comprovada alguma irregularidade, o estudante perde a bolsa. Qualquer pessoa também pode denunciar irregularidades no ProUni pelo telefone 0800 616161.