Globalização e Economia

O desenvolvimento das tecnologias de comunicação e transportes intensificaram os fluxos de mercadoria, capital e pessoas entre os países. Podemos entender a globalização como um processo no qual os fenômenos passam a ocorrer em escala global, e pode ser entendida do ponto de vista cultural e econômico.

Aulas

Artigos

Continue estudando

GEOGRAFIA GERAL

Indústria

O desenvolvimento industrial acontece com por meio de alterações nas formas e lógicas de produção. São os chamados modelos produtivos, as formas de se produzir, como o fordismo e o toyotismo. Eles estão associados as revoluções industriais. Chamamos de revolução industrial quando um modelo produtivo novo supera o anterior, causando verdadeiras transformações na organização produtiva mundial e no mundo do trabalho.
GEOGRAFIA GERAL

Transportes

A indústria necessita de um ótimo fluxo de mercadorias para o funcionamento do comércio mundial. Existe um custo para deslocar os produtos, e esse valor se agrega ao preço final da mercadoria. Além disso, num mundo globalizado há o aumento da demanda e do fluxo de pessoas, além da desconcentração industrial. Tudo isso exige modais de transportes eficientes, interligados e de acordo com as peculiaridades geográficas de cada território.