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Questão1 Experimentação

Neste vídeo a professora Larissa resolve uma questão de vestibular sobre relativismo Experimentação. http://desconversa.com.br/wp-content/uploads/2015/04/Materialdeapoioextensivo-filosofia-exercicios-filosofia-moderna.pdf

Questão 2 Conhecimento humano

Questão 3 Humanismo

Questão 4 Dúvida metodológica

Questão 5 Investigação científica

Questão 6 Projeto cartesiano

No contexto histórico, podemos dizer que a filosofia moderna surge com o declínio do Medieval e a transição para a modernidade. Dentre os principais eventos do período que representam a profunda transformação pelo qual passava a Europa podemos citar: O surgimento da burguesia; a formação dos estados-nação modernos; a reforma protestante; as grandes navegações;a invenção da prensa de tipos móveis dentre vários outros acontecimentos.

 Em relação às suas características, podemos dizer que a Filosofia Moderna está fundamentalmente ligada ao Humanismo que se espalha pela Europa com o fim da Idade Média. Esse humanismo é, por sua vez, caracterizado pela valorização da racionalidade e pela percepção do ser humano como independente de entidades metafísicas (como Deus) para organizar a vida social e produzir conhecimento. O ceticismo em relação às tradições estabelecidas e às crenças antigas é forte e guia o pensamento filosófico. Com a valorização da razão, os pensadores passam a se questionar sobre as origens, possibilidades e limites do conhecimento humano investigando e reinterpretando o mundo a nossa volta. Esse questionamento, aliado à valorização da natureza, impulsiona cientificismo. A discussão sobre a vida social e a organização política também floresce, produzindo um distanciamento entre a Igreja Católica (com sua autoridade cada vez mais enfraquecida) e os emergentes Estados-Nação europeus. A filosofia vai ficando cada vez mais laica.

 Um dos principais movimentos que reúne essas características é o Renascimento. Chamado assim por defender uma retomada da cultura greco-romana o Renascimento acabou tomando outro rumo, pois nenhuma cultura renasce fora de seu tempo. Assim novas ideias são adicionadas aos ideais de razão e liberdade antigos, como a experimentação e a matematização do pensamento. Enquanto os antigos se perguntavam “o que era a verdade e o conhecimento?”, os modernos passaram a se perguntar “como é possível obter conhecimento verdadeiro?”.

O Iluminismo, tido como continuidade do desenvolvimento intelectual iniciado no Renascimento, também está atravessado pela Filosofia Moderna. Nesse período a política se desenvolve intensamente, culminando nas revoluções burguesas ocorridas na Europa e na Independência dos EUA, baseadas em ideais como vida, liberdade, igualdade, fraternidade e propriedade privada. 

Como podemos observar, a Filosofia Moderna está mais para um jeito de fazer filosofia que para um período histórico destacável, apresentando-se subjacente à vários movimentos culturais e transformações europeias, como a Reforma Protestante, Revolução Gloriosa, a Revolução Científica, o Renascimento e o Iluminismo.

No campo da filosofia propriamente dito, duas áreas se desenvolvem com mais força. A primeira delas é a Teoria do Conhecimento. Essa área se dedica a temas ligados às origens, limites e possibilidades do conhecimento humano, buscando como estudar, obter e validar o conhecimento. Dentro dessa área temos duas grandes correntes, o Racionalismo e o Empirismo.

A segunda grande área da filosofia que se desenvolveu amplamente na Filosofia moderna foi a Filosofia Política. Os ideais políticos clássicos de Roma e da Grécia são reavivados e a ideia de participação política tal qual na Antiguidade também é renovada. Em Maquiavel vemos o realismo político dá lugar ao idealismo clássico, o que conduz o pensamento político ao pragmatismo. A política é pensada como um campo autônomo. A vida política ativa e a liberdade gradualmente passam a ser defendidas.

Um dos eventos mais marcantes da Filosofia Moderna que envolveu tanto o cenário político quanto a produção do conhecimento científico foi a Revolução Científica. Desafiando os dogmas da Igreja e buscando produzir uma filosofia laica, um grupo de pensadores colaborou para o estabelecimento de um novo paradigma nas ciências.