Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Aprendendo o que é estudar

Aprendendo o que é estudar. Confira!

O que um cronograma deve ter?

Exemplos e dicas para um cronograma

Como aprender melhor?

Montar um cronograma de estudos não é uma tarefa fácil. Porém, isso não quer dizer que seja impossível. Ele não deve ser genérico, muito menos um daqueles cronogramas que você encontra pela internet. Ele deve ser específico e adequado ao tempo que você possui para estudar. O cronograma perfeito é o seu cronograma.

 

Conheça sua rotina

Defina o horário que você acorda, toma café da manhã, almoça, janta e lancha, vai à escola ou ao trabalho. Quais são aquelas tarefas que você precisa fazer obrigatoriamente no seu dia a dia? Reflita se algumas dessas tarefas são possíveis de eliminar.

 

 

Defina seus horários de estudos

Agora que já definiu suas obrigações, é possível quantificar seu tempo de estudo. Comece preenchendo os horários vagos com as aulas que irá assistir. É importante identificar qual é o melhor horário de estudo. Para aqueles que sentem muito sono depois do almoço, alocar o mais difícil para o período da manhã pode ser uma melhor opção. É importante que, ao definir os horários, você seja o mais específico possível.

 

 

Descanso e lazer

Ninguém é uma máquina de estudar. Adicione no seu cronograma períodos para descansar, além de separar outros momentos para o lazer. Por exemplo, no final do seu dia, você pode determinar no seu cronograma, após o jantar, um período para acessar a internet, assistir a um episódio de uma série de comédia ou alguma outra coisa que te ajude a relaxar.

 

 

Imprevistos e planejamento

É importante separar um tempo no seu cronograma para compensar os imprevistos que possam ocorrer durante sua semana de estudos. Basta alocar uma carga horária no final de semana para compensar esses imprevistos. Se tudo ocorrer bem, é possível transformá-los em horário de lazer.

 

 Planejar sua próxima semana é outro ponto fundamental. Reserve o período de 1 hora para atualizar seu cronograma com as mudanças que achar necessário, além de ver quais conteúdos serão estudados nesta nova semana. Muitos acreditam que não possuem tempo para estudar, porém, esse problema pode ser uma questão de organização.

  

Como montar o cronograma

Existem diferentes ferramentas possíveis de serem usadas para montar um cronograma. Ao clicar na imagem abaixo, no canto esquerdo, você será direcionado para uma publicação no grupo do Descomplica-Vestibulares com um tutorial de como editar os cronogramas. Além do Excel ou Planilhas, é possível montar seu cronograma utilizando o Google Calendar.

 

 

  

Outros recursos para se manter organizado

Ter uma agenda e definir seus objetivos diários, semanais e mensais pode ser um excelente recurso para se manter organizado. O cronograma pode não atender às suas necessidades completamente. Assim, utilizar esses recursos pode ser o diferencial. O Bullet Journal é um sistema cujo objetivo é acompanhar suas tarefas, organizando o presente e planejando o futuro. Você precisa apenas de um caderno (quadriculado ou pontilhado) e uma caneta. Clique nas imagens abaixo para conhecer um pouco mais sobre esse método.

 

 

 

Exercício

Elabore um cronograma bem específico da sua semana. Coloque os horários das suas obrigações, estudos, imprevistos, lazer e diversas outras atividades. Tenha esse cronograma no papel ou em uma planilha do Excel e vá monitorando seu rendimento. Lembre-se: ele não precisa ser fixo e sempre deve ser alterado para se adaptar à sua rotina.