Doenças emergentes e reemergentes
Vírus de RNA
Sintomas das arboviroses
Origem e distribuição do Zika vírus
Combatendo o Aedes
Genealogia Zika e Guillain-Barre
Microcefalia e novos rumos de pesquisa
Exercícios de vestibular
Os vírus são seres acelulares, isto é, sem células, que se encontram no limiar entre a vida e a matéria bruta. São seres microscópicos, compostos basicamente por uma cápsula proteica (capsídeo viral) envolvendo um material genético, que pode ser DNA ou RNA, mas não ambos (salvo a exceção, os citomegalovírus). A partícula viral encontrada fora da célula hospedeira é conhecida como vírion. Importante saber que vírus são seres obrigatoriamente parasitas intracelulares, não apresentando metabolismo ou reprodução fora de uma célula hospedeira.
As arboviroses são doenças causadas por vírus e que são transmitidas por insetos. Dentre as principais arboviroses podemos citar a dengue, a zika e a chikungunya. O principal vetor destas doenças é o mosquito Aedes aegypti, onde a fêmea, que é hematófaga, pica as pessoas e pode transmitir a doença caso o sangue usado na alimentação esteja contaminado.
Dentre os principais sintomas destas três doenças, temos a presença de febre (sempre, no caso da febre), dores nas articulações, pode haver manchas vermelhas na pele (normalmente mais presente em casos de chikungunya), coceira leve e no caso da zika e chikungunya, pode haver vermelhidão nos olhos. A principal forma de profilaxia destas doenças é o controle dos insetos, como por exemplo com a presença de telas nas janelas, uso de repelentes e evitar deixar água parada, que facilita a reprodução do mosquito.
Informações sobre o mosquito Aedes aegypti