• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Gêneros Textuais: Entenda-os e não deixe o vestibular te pegar de surpresa!

Os gêneros textuais são classificações de textos de acordo com o objetivo e o contexto em que são empregados.

gêneros textuais

Entendendo o que são os gêneros textuais.

Os gêneros textuais são definidos pelas características dos diversos tipos de textos, que apresentam características comuns em relação à linguagem e ao conteúdo.

Lembre-se que existem muitos gêneros textuais, que promovem uma interação entre os interlocutores (emissor e receptor) de determinado discurso, seja uma resenha crítica jornalística, publicidade, receita de bolo, menu do restaurante, bilhete ou lista de supermercado. Porém, faz-se necessário considerar sua função e sua finalidade.

Importante destacar que o gênero textual pode conter mais de um tipo textual, ou seja, uma receita de bolo apresenta a lista de ingredientes necessários (texto descritivo) e o modo de preparo (texto injuntivo).

 Antes de nos aprofundarmos nos tipos de gêneros textuais e treinarmos com exercícios, confira um mapa mental bem explicadinho sobre o tema:

Baixe aqui o mapa mental do vídeo e revise quando quiser!

Confira agora um resumo completo sobre Gêneros Textuais e treine seus conhecimentos com exercícios:

Tipos de Gêneros Textuais

gêneros textuais

O Manual de Instruções é um tipo de gênero textual injuntivo.

Cada texto possui uma linguagem e estrutura; note que existem inúmeros gêneros textuais dentro das categorias tipológicas de texto. Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.

 

Texto Narrativo

gêneros textuais

Ação, tempo e espaço.

Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. Sua estrutura é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. Alguns exemplos de gêneros textuais narrativos:

  • Romance
  • Novela
  • Crônica
  • Contos de Fada
  • Fábula
  • Lendas

 

Texto Descritivo

gêneros textuais

“Sonho Causado pelo Voo de uma Abelha ao Redor de uma Romã um Segundo Antes de Acordar”, Salvador Dali – A análise minuciosa e descrita de uma obra de arte dá um excelente texto descritivo.

Os textos descritivos se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos, que descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor). São exemplos de gêneros textuais descritivos:

  • Diário
  • Relatos (viagens, históricos etc.)
  • Biografia e autobiografia
  • Notícia
  • Currículo
  • Lista de compras
  • Cardápio
  • Anúncios de classificados

 

Texto Dissertativo-Argumentativo

gêneros textuais

Essa não está afim de fazer uma argumentação dissertativa sobre o sentido da vida!

Os textos dissertativos são aqueles encarregados de expor um tema ou assunto por meio de argumentações. São marcados pela defesa de um ponto de vista e pela tentativa de persuadir o leitor. Sua estrutura textual é dividida em três partes: tese (apresentação), antítese (desenvolvimento), nova tese (conclusão). Exemplos de gêneros textuais dissertativos:

  • Editorial jornalístico
  • Carta de opinião
  • Resenha
  • Artigo
  • Ensaio
  • Monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado

 

Texto Expositivo

gêneros textuais

Bem por aí!

Os textos expositivos possuem a função de expor determinada ideia, utilizando-se de recursos como definição, conceituação, informação, descrição e comparação. Alguns exemplos de gêneros textuais expositivos:

  • Seminários
  • Palestras
  • Conferências
  • Entrevistas
  • Trabalhos acadêmicos
  • Enciclopédia
  • Verbetes de dicionários

 

Texto Injuntivo

gêneros textuais

A propaganda é a alma do negócio.

O texto injuntivo, também chamado de texto instrucional, é aquele que indica uma ordem, de modo que o locutor (emissor) objetiva orientar e persuadir o interlocutor (receptor). Por isso, apresenta, na maioria dos casos, verbos no imperativo. Alguns exemplos de gêneros textuais injuntivos:

  • Propaganda
  • Receita culinária
  • Bula de remédio
  • Manual de instruções
  • Regulamento
  • Textos prescritivos.

 

EXERCÍCIOS

 1. (ENEM – 2009) Em Touro Indomável, que a cinemateca lança nesta semana nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a dor maior e a violência verdadeira vêm dos demônios de La Motta – que fizeram dele tanto um astro no ringue como um homem fadado à destruição. Dirigida como um senso vertiginoso do destino de seu personagem, essa obra-prima de Martin Scorcese é daqueles filmes que falam à perfeição de seu tema (o boxe) para então transcendê-lo e tratar do que importa: aquilo que faz dos seres humanos apenas isso mesmo, humanos e tremendamente imperfeitos.

Revista Veja, 18 fev. 2009 (adaptado).

Ao escolher este gênero textual, o produtor do texto objetivou

a) Construir uma apreciação irônica do filme.

b) Evidenciar argumentos contrários ao filme de Scorcese.

c) Elaborar uma narrativa com descrição de tipos literários.

d) Apresentar ao leitor um painel da obra e se posicionar criticamente.

e) Afirmar que o filme transcende o seu objetivo inicial e, por isso, perde sua qualidade.

 

2. (ENEM – 2010)

Câncer 21/06 a 21/07

O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.

Revista Cláudia. Nº 7, ano 48, jul. 2009.

O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos construídos sócio culturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é

a) Vender um produto anunciado.

b) Informar sobre astronomia.

c) Ensinar os cuidados com a saúde.

d) Expor a opinião de leitores em um jornal.

e) Aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.

 

3. (ENEM – 2010)

Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.

Disponível em: http://www.passeiweb.com. Acesso em: 1 maio 2009.

Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de

a) Fatos ficcionais, relacionados com outros de caráter realista, relativos à vida de um renomado escritor.

b) Representações generalizadas acerca da vida de membros da sociedade por seus trabalhos e vida cotidiana.

c) Explicações da vida de um renomado escritor, com estrutura argumentativa, destacando como tema seus principais feitos.

d) Questões controversas e fatos diversos da vida de personalidade histórica, ressaltando sua intimidade familiar em detrimento de seus feitos públicos.

e) Apresentação da vida de uma personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um estilo marcado por linguagem objetiva.

 

GABARITO 

1. D

Resposta comentada: O gênero textual apresentado é a resenha crítica. O autor deve ter um conhecimento abrangente do assunto a ser tratado para que possa elaborar sua crítica (entendida aqui no sentido de comentário, análise ou apreciação). As opiniões apresentadas devem ser fundamentadas com exemplos, comparações e outros recursos que convençam o leitor da consistência das afirmações feitas.

 

2. E

Resposta comentada: A questão apresenta um gênero muito comum, o horóscopo, e questiona sobre a sua função, que só pode ser a de aconselhar. Não se trata de expor opinião, nem de vender um produto ou ensinar sobre saúde. A dúvida poderia ser entre a opção E e a opção B, mas se lembre que o horóscopo vem da “astrologia” e não da “astronomia”.

 

3. E

Resposta comentada: Encontramos aqui o gênero “biografia”, que se trata da apresentação da vida de alguém, organizada em ordem tipológica de narração, ou seja, de forma narrativa. Narra-se a vida do biografado de forma objetiva, direta. A opção C poderia causar dúvida, porém, na biografia, não há “estrutura argumentativa”, ou seja, opinião. Assim como a notícia, a biografia trabalha com fatos, comprovações, ao passo que a argumentação trabalha com opiniões.