• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O Que é Filosofia? Saiba o Seu Conceito Neste Resumo

Para você que deseja saber o que é filosofia, fizemos este resumo que irá ajudar a entender melhor o conceito do termo e para que ele serve.

Com relação ao seu significado, pode-se dizer que filosofia tem como definição o amor ou a amizade pelo saber. Em sua essência, o conhecimento é parte fundamental! Quer entender melhor? Veja o artigo a seguir!

Você entende o conceito de filosofia?

Sei que pode parecer uma perfeita tolice tentar responder a uma pergunta tão complicada em nosso primeiro resumo da semana, mas considero esse um caminho inevitável.

De fato, não há questão que atormente mais um professor de filosofia do Ensino Médio — e eu digo isso por experiência própria —, do que observar a quantidade de alunos que termina o ano sem entender o que é a matéria ou que sentido faz estudar a filosofia.

Portanto, o único jeito de vocês acompanharem de verdade este blog e do nosso estudo juntos ter algum sucesso, é se eu conseguir explicar hoje, ao menos em linhas básicas, o que é filosofia e no que consiste a reflexão filosófica.

A verdade, meus amigos, sejamos honestos, é que, em geral, nós temos uma visão muito equivocada da filosofia. Ou bem ela parece algo absurdamente complicado, que jamais poderá ser compreendido por um reles mortal, ou bem ela nos soa mais como uma série de bobagens sem sentido, que poderiam ser ditas por qualquer um.

A própria imagem que nós temos do filósofo é assim: ou nós o imaginamos como um velho sábio, recluso e pensativo, ou como um usuário de drogas ilegais, uma espécie de “maluco beleza”, simpático, mas não muito razoável. Meu objetivo aqui hoje é que nos tiremos essas imagens da cabeça e compreendamos a filosofia como de fato ela é.

Afinal, o que é filosofia?

Mas como, então, definir o que é filosofia? Bem, um primeiro passo para se responder a essa pergunta pode ser feito olhando para o significado original da palavra.

Filosofia é um termo grego, formado pela união de duas outras palavras: philia, que significa “amor, amizade”, e sophia, que quer dizer “sabedoria”. Como vimos anterior, pode-se dizer que a filosofia, portanto, significa originalmente “amor ou amizade pelo saber”.

Vejam, o que está sendo indicado aí é algo fundamental. O que está sendo apresentado é a diferença que existe entre a filosofia e todas as outras matérias.

É que as outras disciplinas são sabedorias, ou seja, elas são conhecimentos racionais sobre certas partes da realidade. Em outras palavras, cada matéria é sempre a sabedoria de alguma coisa, sempre conta com um foco, um assunto do qual ela trata e que é só dela.

Com efeito, a história trata dos fatos passados, a geografia fala do espaço, a química explica a constituição íntima dos corpos naturais e a biologia, conforme Tia Cocota lhe ensinou na sexta série, é o estudo da vida.

Então, ao se perguntar o que é filosofia, significa dizer que ela é uma sabedoria? A resposta é não!

A filosofia não é uma sabedoria, mas é o amor pelo saber. Mas o que é o amor? É, sobretudo, alguma coisa que se entende e se conhece? Não, o amor é fundamentalmente algo que se vive.

Sendo assim, o que o significado da palavra nos mostra é que a filosofia é, acima de tudo, uma maneira de viver. Não é principalmente algo que se estuda, mas, sim, algo que se vive.

Ela é a postura daqueles grandes homens que fizeram da busca da verdade o centro e o sentido das suas vidas, daqueles que tomaram a sabedoria como a sua amizade mais preciosa.

O filósofo não é tanto um homem sábio, capaz de explicar tudo, mas é um homem que ama o saber, que busca a verdade onde quer que ela esteja e que considera uma completa loucura passar por esta vida sem procurar entender o porquê ela ser desse jeito e não de outro.

Se podemos definir a filosofia em poucas palavras, ao menos para que tenhamos uma relação melhor com ela até o vestibular, podemos dizer que ela é uma postura diante do mundo que se caracteriza pela busca por explicações.

Até semana que vem!

 

Pedro Ribeiro, monitor de Sociologia e Filosofia

 

 

Esse resumo foi produzido pelo monitor Pedro Ribeiro.