Mapa Mental: Bactérias

Aprenda mais sobre bactérias com esse mapa mental que vai te ajudar a passar no vestibular (:

bactérias

O reino Monera é composto pelas bactérias e cianobactérias. São seres procariontes, ou seja, não possuem organelas membranosas e carioteca, e o material genético está disperso no citoplasma. As bactérias são unicelulares, e a maioria é heterotrófica por absorção, mas também podem ser autotróficas (fotossintetizantes ou quimiossintetizantes). Grande parte é aeróbica, mas existem algumas anaeróbicas facultativas ou obrigatórias. Por fim, podem realizar reprodução assexuada por divisão binária, esporulação, transformação, transdução e conjugação.

Uma célula bacteriana possui membrana plasmática, citoplasma com ribossomos 70s, parede celular de peptidoglicano, DNA cromossomial formando o nucleoide e DNA circular, o plasmídio.

Por muito tempo, acreditou-se que as células procariontes apresentavam uma dobra na membrana chamada mesossomo, que seria responsável pela respiração celular, mas foi descoberto que esse mesossomo é apenas um artefato da microscopia, ou seja, uma estrutura que aparece durante a preparação da célula para estudo ao microscópio.

O metabolismo das bactérias pode ser extremamente diverso, podendo ser anaeróbicas ou aeróbicas, podendo ser autotróficas ou heterotróficas, etc. Bactérias heterótrofas são fundamentais como decompositoras da matéria orgânica, sendo responsáveis por reciclar a matéria orgânica e disponibilizar no ambiente compostos inorgânicos como os sais minerais. Por outro lado, bactérias autotróficas, como as cianobactérias, podem ser importantes organismos colonizadores, sendo pioneiros em habitar áreas anteriormente estéreis.

UM RESUMO COMPLETO SOBRE O REINO MONERA ESTÁ TE ESPERANDO BEM AQUI.

Não deixe de conferir as 10 doenças bacterianas que você precisa saber para o ENEM e, depois, resolva exercícios de vestibular sobre o tema para testar seus conhecimentos. 🙂