Blog Descomplica

Como funciona o SiSU: confira as principais dúvidas

Se você está afim de conseguir uma vaga em uma faculdade pública, é fundamental saber como funciona o SiSU. Então, confira nossas dicas!
porDescomplica| 04/01/2022

Compartilhe

Você sabe exatamente o que é o SiSU (Sistema de Seleção Unificado)? Ele é a oportunidade que estudantes têm de entrar em universidades públicas, estaduais e federais de todo o Brasil. Destinado a quem prestou o Enem, o SiSU também pode ajudar em processos seletivos de faculdades estrangeiras, sabia?

Criado em 2009, o programa é uma iniciativa do Ministério da Educação para destinar vagas a estudantes que fizeram o Enem.

São inúmeros os alunos que conseguem uma vaga em universidades públicas por meio dele, mas é preciso entender como funciona o SiSU para saber como se inscrever, como é a lista de espera do SiSU, qual é a nota mínima para entrar, entre outros aspectos.

? Veja suas chances de passar na faculdade no Simulador SiSU

A seguir, a gente te explica direitinho como funciona o SiSU e do que você precisa para ter acesso ao programa. Dá uma olhada!

O que é o SiSU e como ele funciona?

Como já dissemos, o SiSU é uma das políticas de acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação. Foi criado em 2009 e prevê que universidades públicas ofereçam vagas a estudantes que fizeram o Enem

A seleção para o SiSU acontece duas vezes por ano: uma no início do primeiro semestre e a outra no início do segundo semestre.

O processo seletivo é totalmente automatizado e usa as notas do Enem para classificar os candidatos. Por isso mesmo, é super importante tirar um notão no exame para conseguir a vaga dos seus sonhos no SiSU!

Como se inscrever no SiSU? Ele é pago?

Para participar do processo seletivo, basta se inscrever no site do SiSU (é preciso ter em mãos o número de inscrição do Enem e a senha cadastrada).

Ah, muita gente tem dúvida se existe algum custo, mas a verdade é que o SiSU é gratuito!

Quem pode participar do SiSU?

Para concorrer a uma vaga no SiSU, é preciso ter feito o Enem do ano anterior e ter tirado nota acima de zero na prova de redação. Treineiros não podem concorrer ao SiSU, tá?

Prontinho, se você preenche os requisitos pode tentar uma vaga com a ajuda do SiSU.

Como funciona o processo do SiSU 2022?

Depois de fazer sua inscrição, o candidato ao SiSU precisa escolher até duas opções de curso, indicando a ordem de preferência e as universidades pretendidas. Além disso, é importante definir o turno e a modalidade de concorrência (ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas).

As opções de curso podem ser alteradas enquanto o período de inscrições estiver aberto — o SiSU considera válida a última opção registrada pelo estudante.

Caso o candidato tenha um desempenho que permita ser selecionado para ambos os cursos, prevalecerá a primeira opção.

Como é feita a seleção para o SiSU 2022?

Os candidatos são selecionados com base na nota do Enem 2021. Outros pontos avaliados são o número de vagas em cada curso e a modalidade de concorrência.

Algumas instituições de ensino exigem uma média e/ou nota mínima em determinada prova do Enem para que o candidato se inscreva em certos cursos.

Vamos a um exemplo: um curso de Medicina pode exigir uma média (soma de todas as notas obtidas nas provas do Enem, dividida por cinco) mínima igual ou superior a 560 pontos, e nota mínima de 400 pontos em Ciências da Natureza.

Há, ainda, universidades que dão pesos diferentes às notas das provas do Enem, dependendo do curso desejado pelo candidato. Enquanto durar o período de inscrição, o estudante pode consultar a sua classificação parcial, calculada com base nas notas dos candidatos inscritos na mesma opção.

O que é nota de corte no SiSU?

A nota mínima para entrar no SiSU (também chamada de nota de corte) é divulgada, uma vez por dia, pelo MEC. Trata-se da menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade de concorrência escolhida de determinado curso.

A nota de corte do SiSU 2022 é calculada de acordo com o número de vagas e o total de candidatos inscritos.

O estudante pode, portanto, acessar o sistema diariamente para ter uma ideia se a disputa por determinada vaga ainda é viável ou se deve alterar sua opção de curso para aumentar as chances de ser selecionado.

Como simular a sua nota no SiSU

Sabia que o Descomplica oferece um simulador de notas de corte do SiSU? Nele, você consegue ter uma ideia de quanto precisará para entrar em um curso com base na sua nota do Enem.

Como funciona a lista de espera para o SiSU?

Existe uma lista de espera no SiSU, destinada a candidatos que não tenham sido selecionados para nenhuma de suas opções de curso.

É importante lembrar que não se trata de um processo automático — os estudantes precisam manifestar interesse em integrar a lista de espera. Além disso, é muito importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto às universidades, tá?

Curtiu as dicas do SiSU? Com um notão no Enem, fica muito mais fácil de conseguir aquela vaga dos sonhos! Conheça nosso curso online para o Enem e vem se preparar com quem entende do assunto!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica