Questões Comentadas: Sistema Respiratório

1. (UFMG) Observe os esquemas referentes a sistemas respiratórios animais.

Com base nesses esquemas e em conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar-se que:
a) 1 e 2 são comuns a vertebrados e invertebrados.
b) 3 independe do sistema circulatório.
c) 3 e 4 referem-se a animais que possuem mais disponibilidade de O‚ no ambiente.
d) 4 pode pertencer a um animal com coração tetracavitário.
e) O sistema branquial não se inclui entre os esquemas representados.

2. (UFSC – Adaptada) O esquema abaixo apresenta um modelo simplificado de nosso sistema respiratório. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre o mesmo e suas relações com os demais sistemas orgânicos.
01. Separadas pelo palato (“céu da boca”), as fossas nasais e a boca servem de entrada para o ar inspirado.
02. A traquéia é um tubo formado por anéis ósteocartilaginosos que lhe dão rigidez e boa sustentação.
04. A hematose ocorre nos alvéolos, com a troca do oxigênio atmosférico pelo gás carbônico sangüíneo.
08. Pessoas portadoras de fenda palatina produzem sons anasalados pois, quando falam, o ar sai tanto pela boca como pelo nariz.
16. O esquema apresenta apenas o pulmão direito visto ser ele o principal, tendo o esquerdo função secundária.

3. (VUNESP) … João, com o sobrenome de Limeira, agrediu e insultou a moça, irritado naturalmente com os seus desdéns. Martinha recolheu-se à casa. Nova agressão, à porta. Martinha, indignada, mas ainda prudente, disse ao importuno: “Não se aproxime, que eu lhe furo”. João Limeira aproximou-se, ela deu-lhe uma punhalada, que o matou instantaneamente. (Machado de Assis. O punhal de Martinha, 1894.) Perfurações no tórax, provocadas por objetos pontiagudos como facas e punhais, ainda que não atinjam qualquer órgão vital, se permanecerem abertas podem matar o sujeito por asfixia. Explique por que isso pode ocorrer.

GABARITO

1. E

Resolvendo passo-a-passo:

A alternativa A está correta: os sistemas respiratórios 1 e 2 são do tipo cutâneo, sendo 1 uma forma direta com difusão célula a célula e 2 indireta com participação de vasos sanguíneos. Esses processos ocorrem tanto em invertebrados quanto vertebrados, podendo ser encontrados em platelmintos, nematelmintos, anelídeos e anfíbios adultos. A alternativa B está correta: o sistema representando é uma traqueia. Essa estrutura se abre na parede corporal através de um espiráculo e penetra no corpo do animal, levando os gases diretamente até os tecidos. Portanto, é independente do sistema circulatório. A alternativa C está correta: os sistemas 3 e 4 são adaptados para trocas gasosas em ambiente aéreo, onde a concentração de oxigênio é maior. O número 3 é uma traqueia e o 4 representa a estrutura de alvéolos pulmonares. A letra D está correta: a estrutura alveolar está presente em corações com 4 cavidades (2 átrios e 2 ventrículos), como presente em aves e mamíferos. A alternativa E está incorreta: as brânquias são estruturas delgadas, altamente vascularizadas e adaptadas para trocas gasosas em ambiente aquático. A água entra por difusão, da água para os capilares sanguíneos, de forma semelhante ao que ocorre no sistema 2.

2.  13 (01, 04 e 08)

Resolvendo passo-a-passo:

01. Correta. As cavidades nasais e a boca são os locais de entrada do ar que se dirige ao nosso sistema respiratório. O ar que entra pelas fossas nasais é filtrado, umedecido e aquecido, antes de ir para a traquéia. Cílios que revestem o epitélio das fossas nasais retêm partículas de sujeira e microorganismos que existem no ar.

02. Incorreta. A traqueia é constituída de tecido muscular liso, reforçada com peças cartilaginosas em forma de “c” em seu comprimento.

04. Correta. Os alvéolos são pequenas bolsas abertas de um dos lados e com uma parede altamente vascularizada. É nela que ocorre a hematose pulmonar (troca do oxigênio atmosférico pelo gás carbônico sanguíneo).

08. Correta. Para o ar e os sons não escaparem pelo nariz, o palato mole e a faringe se movimentam, como uma “porta” que abre e fecha. Na maioria dos sons que produzimos, a “porta” fica fechada, e assim o ar e o som saem somente pela boca. Graças à fenda palatina, o som que deveria sair somente pela boca sai também pelo nariz, aumentando a nasalidade da fala.

16. Incorreta. Os dois pulmões possuem alta importância respiratória.

3. Perfurações no tórax podem causar morte por asfixia, pois igualam a pressão torácica à pressão atmosférica. Para que os movimentos respiratórios ocorram, deve haver diferença de pressão externa e interna.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Respiração Comparada

Se liga nesse mapa mental sobre Respiração Comparada que vai te ajudar a passar no vestibular: