Quais os conceitos básicos da evolução?

Saiba o que é Evolução: principais conceitos, teóricos e muito mais! Prepare-se para o ENEM e vestibulares com esse resumo incrível!

Inicialmente, como a Igreja Católica era muito influente na sociedade, dificilmente se acreditava que poderia haver mudanças nos seres vivos ao longo do tempo, já que tudo havia sido criado por Deus. A grande diversidade de organismos era, então, explicada pela perfeita criação de Deus. Entretanto, alguns pensadores observaram alguns fatos que demonstravam que tal Teoria Criacionista estaria errada. Estes fatos eram chamados de evidências evolutivas, os quais veremos adiante, no vídeo com o professor Oda, e também no resumo a seguir:

Conceitos Básicos da Evolução

Formação de novas espécies

  • Isolamento geográfico

Quando uma população que antes convivia é separada em duas populações menores (metapopulações), deixa de existir fluxo gênico entre elas, ou seja, elas não conseguem mais cruzar. Como cada novo ambiente formado possui suas peculiaridades, onde há um tipo de pressão seletiva em cada um deles e em cada metapopulação ocorrem diferentes acúmulos de mutações, com o decorrer do tempo, elas podem se tornar espécies diferentes. Quando isso ocorre, são formadas duas populações distintas, já que houve especiação. Se, eventualmente, essas novas espécies voltarem a conviver, elas não poderão mais reproduzir, já que as diferenças genéticas impedirão que haja o cruzamento entre elas. Esse mecanismo também é conhecido como Especiação Alopátrica.

  • Isolamento reprodutivo

Esse mecanismo ocorre quando organismos de uma mesma espécie ficam incapazes de cruzar entre si e gerar novos descendentes viáveis e férteis. Isso pode ocorrer porque não há encontro dos gametas do casal em potencial. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como o fato de que os indivíduos entram em fase reprodutiva em épocas diferentes (isolamento estacional) ou porque o comportamento de um dos indivíduos não agrada o parceiro (isolamento comportamental). Também pode ocorrer um “não-ajuste” das peças genitálias (isolamento mecânico). Todos esses isolamentos citados anteriormente são tipos de Isolamentos Pré-Zigóticos. Há também o Isolamento Pós-Zigótico, onde os indivíduos conseguem cruzar entre si, entretanto não há a sobrevivência do embrião ou esterilidade do organismo gerado. Esse mecanismo é conhecido como Especiação Simpátrica.

Mula é um híbrido estéril do cruzamento entre jumento e égua
Mula é um híbrido estéril do cruzamento entre jumento e égua

Evidências evolutivas

  • Fósseis

A descoberta de vestígios deixados por seres vivos que antes viveram no planeta Terra puderam responder diversas perguntas sobre a relação ou parentesco que os organismos poderiam ter entre si. Esses vestígios de organismos são chamados fósseis, como pegadas, trilhas, ossos ou fezes, e para que sejam formados é necessário que haja condições especiais, pois cadáveres tendem a sofrer o processo de decomposição, o que impede que estes vestígios se formem. Com eles, pudemos estabelecer uma relação entre animais que antes não eram correlacionados. Um dos tipos de análise foi quanto aos órgãos presentes: quando era observado que dois organismos tinham um ancestral em comum, porém seus órgãos possuíam funções diferentes (como a nadadeira da baleia e o braço humano), esses órgãos eram chamados de homólogos. Tais diferenças ocorreram porque as pressões seletivas foram diferentes em cada um desses organismos, acarretando em uma divergência evolutiva. Já quando dois organismos possuíam órgãos com a mesma função, porém com origens evolutivas diferentes (como a nadadeira da baleia e a nadadeira do tubarão), esses órgãos eram chamados de análogos. Neste caso, esses dois grupos de organismos sofreram as mesmas pressões seletivas, levando a uma convergência evolutiva.

Fóssil de um peixe
Fóssil de um peixe

EXERCÍCIOS SOBRE EVOLUÇÃO

1. (PUC – MG-2007) Para ter a visão tricromática, as retinas de primatas têm receptores de luz capazes de absorver comprimentos de onda curtos, médios e longos entre o infravermelho e o ultravioleta, correspondendo, respectivamente, às seguintes cores do espectro: azul, verde e vermelha. Isso facilitou a eles, ao longo da evolução, distinguir entre frutas verdes e frutas maduras avermelhadas. Alguns cientistas sugerem que a cor das frutas maduras tenha ficado mais vermelha para acompanhar a visão dos primatas. Camundongos normais têm visão bicromática, isto é, só enxergam a luz na faixa azul e verde do espectro. Recentemente, cientistas norte-americanos criaram camundongos capazes de enxergar em cores, após receberem o gene humano para produzir o terceiro pigmento que faltava.

Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA:

a) As frutas maduras podem ter sido selecionadas por se apresentarem mais vermelhas em um processo de coevolução com primatas.
b) A manipulação gênica referida no texto poderia ser útil para o estudo e a correção do daltonismo em humanos.
c) O fato de o código genético não ser o mesmo para homens e roedores pode ter dificultado a produção de camundongos transgênicos.
d) Alguns animais são capazes de captar ou perceber radiações do infravermelho, o que lhes facilita a atividade de predação.

2. (ENEM-2007) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:

a) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
b) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
c) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
d) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.
e) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.

Veja como resolver passo-a-passo essa questão! 

GABARITO

1. C

2. B

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Evolução – Conceitos Básicos

Imagina um mapa mental para te explicar os conceitos básicos de Evolução! Imaginou? O Descomplica preparou para você 😀 Confere aqui!
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Conceitos básicos de Evolução

Leia o resumo Quais os conceitos básicos da evolução? e resolva os exercícios abaixo.
artigo