O que são tipos celulares?

Quando observamos os organismos como plantas ou animais, não costumamos pensar que tudo o que vemos é, na verdade, uma junção de tudo o que não vemos. Tanto vegetais e animais quanto fungos, protozoários e bactérias são formados por células. Essa célula, por sua vez, é  a menor unidade de um organismo e por conta disso não conseguimos vê-la a olho nu. Elas possuem metabolismo próprio e possuem a capacidade de autogerir-se e reproduzir-se. Também são conhecidas como unidades morfofuncionais dos seres vivos. Elas são preenchidas por um gel chamado citoplasma e um envoltório chamado membrana celular. O organismo pode ser formado por uma única célula (como as bactérias, alguns protozoários e fungos), ou por várias células (como os vegetais e animais). Vejamos agora quais são os tipos celulares:

Tipos celulares
Tipos celulares

Quanto ao núcleo:

Podemos classificar as células quanto à presença de núcleo. O núcleo é o envoltório que fica ao redor do ácido nucleico DNA, uma molécula muito importante que contém toda a informação genética de um organismo. Logo, podemos inferir a sua grande importância. Se um organismo possui envoltório nuclear, ele tem o seu material genético mais protegido.

Imagem de um núcleo celular
Imagem de um núcleo celular

Esses organismos são chamamos de eucariotos. Entretanto, há organismos mais simples e primitivos (provavelmente os primeiros seres vivos a surgirem no planeta) que não possuem essa maior proteção da sua informação genética, ou seja, não possuem núcleo. Sendo assim, o DNA fica solto no citoplasma celular. Estes organismos sem membrana nuclear são chamados de procariotos. Eles não possuem organelas membranosas, como retículos ou complexo golgiense, nem centríolos para a realização da divisão celular. Já as eucariontes possuem as organelas mencionadas e os centríolos, para formação do fuso acromático. Como exemplos de procariotos temos as bactérias e cianobactérias.

A: célula eucariota; B: célula procariota
A: célula eucariota; B: célula procariota

Quanto à parede celular:

Bactérias, fungos e vegetais possuem parede celular. Essa é uma estrutura extracelular que permite que a célula tenha uma proteção extra. Em vegetais ela é feita de celulose. Já em bactérias é feita de polipeptídioglicanos. Em fungos ela é feita de quitina (mesma estrutura que forma o exoesqueleto dos artrópodes).

Célula vegetal com parede celular
Célula vegetal com parede celular

Quanto ao tipo de nutrição:

As células também podem ser classificadas quanto ao seu tipo de nutrição. Quando estas células conseguem produzir o seu próprio alimento através do uso de energia externa a ela, elas são chamadas de autotróficas. Elas podem ser fotossintetizantes, quando utilizam a energia luminosa ou quimiossintetizantes, quando usam a energia química de outras moléculas. Também há as células que não conseguem produzir o seu próprio alimento. Neste caso, elas são chamadas de heterotróficas e a sua nutrição vem da absorção ou endocitose de outras células ou de matéria orgânica que esteja exterior a ela.

Exercícios sobre tipos celulares

1. (UECE) A célula eucariótica é compartimentada, a procariótica não.Esta afirmação faz sentido quando comparamos os dois padrões de organização celular sob o seguinte aspecto:

a) Dimensões celulares. A relação superfície/volume é maior na célula procariótica quena eucariótica. Assim, a célula procariótica apresenta-se com uma área superficial suficientemente grande para satisfazê-la em termos nutritivos. Ao mesmo tempo, o seu espaço interno é adequado à ocorrência das reações metabólicas num ambiente descompartimentado.
b) Relação nucleoplasmática. A relação nucleoplasmática varia de 1/1 a 1/3 na célula eucariótica,mostrando-nos que, enquanto o núcleo varia de volume, o citoplasma permanece com volume constante. Portanto, a compartimentação na célula eucariótica aumenta a superfície citoplasmática para fazer face ao aumento de volume do núcleo.
c) Presença de estruturas membranosas. A presença de mesossomo e nucléolo nas células procarióticas dispensa a presença de outras organelas citoplasmáticas.
d) Processo evolutivo. A compartimentação das células eucarióticas é decorrência do processo evolutivo desenvolvido no sentido da diminuição das suas superfícies internas,já que as superfícies externas crescem mais que o volume da célula, na medida em que as dimensões celulares aumentam.

2. (UEMS) Estão relacionados às células procarióticas as seguintes estruturas e processo:

a) Ribossomos 70 S, parede celular não celulósica, flagelos.
b) Envoltório nuclear, ribossomos 80 S, parede celular não celulósica.
c) Exocitose, flagelos, nucléolo.
d) Cloroplastos, envoltório nuclear, cromossoma único.
e) Cromossoma único, nucléolo, ausência de endomembranas.

 VEJA COMO RESOLVER PASSO-A-PASSO ESTA QUESTÃO!

Gabarito

1. A

2. A

Continue estudando
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Tipos de Célula

Quer saber mais sobre os Tipos de Célula? Confira este mapa mental que vai salvar sua prova de biologia!
artigo
Post do blog

Saiba tudo sobre tipos celulares e membrana!

A célula é a unidade fundamental de todos os seres vivos.