O que são lipídios, proteínas e vitaminas?

Lipídios

Lipídios são substâncias que possuem como principal característica a insolubilidade em água e a solubilidade em determinados solventes orgânicos. A sua insolubilidade é explicada pelo fato de essas moléculas não apresentarem carga elétrica (são apolares) e, graças a isso, não possuem afinidade com moléculas polares como a água (hidrofobia).

Óleos e gorduras não se misturam com água. Aves aquáticas lubrificam suas penas com substâncias oleosas, assim as penas repelem a água e a pele permanece seca
Óleos e gorduras não se misturam com água. Aves aquáticas lubrificam suas penas com substâncias oleosas, assim as penas repelem a água e a pele permanece seca

Principais tipos de lipídios

  • Glicerídios: são os lipídios mais encontrados nos alimentos, sendo representados pelos óleos e pelas gorduras. São formados pelo glicerol (álcool de 3 carbonos e 3 moléculas de ácido graxo).
Estrutura molecular de um glicerídio formado por 3 ácidos graxos diferentes
Estrutura molecular de um glicerídio formado por 3 ácidos graxos diferentes

Se os ácidos graxos forem todos de cadeia saturada (carbonos unidos apenas por ligações simples), o glicerídeo será uma gordura, sólida à temperatura ambiente. Se um ou mais dos ácidos graxos forem insaturados (carbonos unidos por ligação dupla), porém, o glicerídeo será um óleo, líquido à temperatura ambiente.

Exemplos de glicerídeos com ácidos graxos de cadeia insaturada (óleo) e saturada (manteiga)
Exemplos de glicerídeos com ácidos graxos de cadeia insaturada (óleo) e saturada (manteiga)
  • Cerídios: as ceras possuem um álcool de cadeia longa (que não é o glicerol, como nos glicerídios) ligado a um ácido graxo. O fato de as ceras serem altamente insolúveis em água faz com que elas sejam muito úteis a plantas e a animais: muitas plantas possuem suas folhas recobertas de cera, impedindo a perda de água. Muitos animais podem apresentar ceras revestindo seu corpo e também podem utilizá-las para construção de moradias, como fazem as abelhas.
Colmeia confeccionada com cera produzida pelas abelhas
Colmeia confeccionada com cera produzida pelas abelhas
  • Fosfolipídios: são os principais componentes das membranas celulares. Um fosfolipídio é um glicerídeo ligado a um fosfato. A molécula de um fosfolipídio lembra um “palito de fósforo”, com sua “cabeça” eletricamente carregada e sua haste sem carga elétrica, formada por duas cadeias de ácido graxo.
Estrutura molecular de um fosfolipídio
Estrutura molecular de um fosfolipídio
  • Esteróides: são compostos por um álcool de várias cadeias fechadas. O colesterol é um dos esteróides mais conhecidos. O colesterol pode ser produzido em nosso fígado ou obtido através da alimentação. As células utilizam o colesterol para sintetizar a membranas celulares e hormônios esteróides (como progesterona e testosterona, por exemplo).

Da esquerda para a direita (colesterol, testosterona e progesterona)

Proteínas

As moléculas de proteína podem ser formadas por dezenas, centenas ou milhares de moléculas de aminoácidos, ligadas em sequência. Um aminoácido é uma molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre (em alguns casos), unidos entre si de maneira característica. A ligação entre dois aminoácidos é chamada de ligação peptídica (grupo amina de um aminoácido com o grupo carboxila de outro).

Exemplo de ligação peptídica
Exemplo de ligação peptídica

Arquitetura das proteínas

  • Estrutura primária: sequência linear de aminoácidos de uma cadeia polipeptídica, com importância fundamental para a função que a proteína irá desempenhar.
  • Estrutura secundária: quando os polipeptídios apresentam um enrolamento helicoidal (comparável a de um fio de telefone). É causada pela atração de certos átomos de aminoácidos próximos.
  • Estrutura terciária: quando a estrutura polipeptídica helicoidal dobra-se sobre si mesma. É causada pela atração e repulsão entre os aminoácidos do polipeptídio e entre esses com a água circundante.
  • Estrutura quaternária: algumas proteínas podem ser formadas por duas mais cadeias polipeptídicas unidas, o que constitui uma estrutura quaternária. Ex: insulina (duas cadeias interligadas) e hemoglobina (4 cadeias interligadas).
Tipos de estruturas de proteínas
Tipos de estruturas de proteínas

Fatores que afetam a estrutura das proteínas

Fatores ambientais como temperatura, acidez, concentração de sais podem afetar a estrutura espacial das proteínas, fazendo com que suas moléculas se desenrolem e percam sua conformação original. Essa alteração na estrutura da proteína é chamada de desnaturação.

Resultado da desnaturação de uma proteína
Resultado da desnaturação de uma proteína

Vitaminas

Vitaminas são substâncias orgânicas necessárias em pequena quantidade e que o organismo não consegue produzir. Portanto, a principal fonte natural de vitaminas será a alimentação. Muitas vitaminas são muito importantes para reações enzimáticas, pois na ausência de determinada vitamina não há formação da enzima ativa, alterando o metabolismo celular.

Com que frequência nós devemos ingerir vitaminas?

As vitaminas podem ser classificadas de acordo com sua solubilidade:

As vitaminas hidrossolúveis (substâncias polares) dissolvem-se na água e são armazenadas em quantidades pequenas no corpo. Por isso devem ser ingeridas diariamente. Ex: vitaminas B1, B2, B12, C etc.

As vitaminas lipossolúveis (substâncias apolares) dissolvem-se em lipídios, são armazenadas no tecido adiposo e não precisam ser ingeridas diariamente. Ex: vitaminas A, D, E e K.

Avitaminoses

As doenças provocadas pela falta de vitaminas são denominadas avitaminoses. No quadro abaixo você verá a atuação de algumas vitaminas e algumas doenças causadas pela deficiência dessas na alimentação.

Importância de algumas vitaminas,
Importância de algumas vitaminas,

Exercícios

1.  (UFSC-2006) Proteínas são moléculas essenciais à vida, atuando como enzimas, hormônios, anticorpos, antibióticos e agentes anti-tumorais, além de estar presentes nos cabelos, na lã, na seda, em unhas, carapaças, chifres e penas dos seres vivos. Em relação às proteínas é CORRETO afirmar que:

01. são biopolímeros constituídos de aminoácidos, os quais são unidos entre si por meio de ligações peptídicas.
02. a produção destas moléculas se dá sem gasto de energia pelos organismos, já que os aminoácidos provêm da alimentação.
04. todas as proteínas possuem peso molecular idêntico, característica especial dessas moléculas.
08. a insulina, que foi o primeiro hormônio a ter sua seqüência de aminoácidos conhecida, é produzida por células especializadas do pâncreas.
16. apesar da diversidade na constituição e estruturação de seus aminoácidos, essas moléculas apresentam, no seu conjunto, a mesma velocidade de degradação no meio ambiente.
32. a grande variabilidade biológica dessas moléculas permite sua utilização para fins de identificação pessoal, da mesma forma e com a mesma precisão que os exames de DNA.

2. (ENEM-2008) Defende-se que a inclusão da carne bovina na dieta é importante, por ser uma excelente fonte de proteínas. Por outro lado, pesquisas apontam efeitos prejudiciais que a carne bovina traz à saúde, como o risco de doenças cardiovasculares. Devido aos teores de colesterol e de gordura, há quem decida substituí-la por outros tipos de carne, como a de frango e a suína. O quadro abaixo apresenta a quantidade de colesterol em diversos tipos de carne crua e cozida.

Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir:

I. O risco de ocorrerem doenças cardiovasculares por ingestões habituais da mesma quantidade de carne é menor se esta for carne branca de frango do que se for toucinho.
II. Uma porção de contrafilé cru possui, aproximadamente, 50% de sua massa constituída de colesterol.
III. A retirada da pele de uma porção cozida de carne escura de frango altera a quantidade de colesterol a ser ingerida.
IV. A pequena diferença entre os teores de colesterol encontrados no toucinho cru e no cozido indica que esse tipo de alimento é pobre em água.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

3.  (PUC – PR-2007) O colesterol tem sido considerado um vilão nos últimos tempos, uma vez que as doenças cardiovasculares estão associadas a altos níveis desse composto no sangue. No entanto, o colesterol desempenha importantes funções no organismo. Analise os itens abaixo:

I. O colesterol é importante para a integridade da membrana celular.
II. O colesterol participa da síntese dos hormônios esteroides.
III. O colesterol participa da síntese dos sais biliares.

São corretas:

a) I , II e III.
b) somente II.
c) somente I.
d) somente III.
e) somente I e II.

4.(PUC – MG-2007) As vitaminas são compostos orgânicos que funcionam como coenzimas, ou seja, atuam juntamente com as enzimas envolvidas no metabolismo celular. A deficiência de vitaminas provoca enfermidades chamadas de doenças de carências. Sejam dados os seguintes sintomas de carências:

1. Córnea ressecada.
2. Raquitismo na infância.
3. Deficiência na coagulação sanguínea.
4. Anemia perniciosa.

Os sintomas carenciais enumerados acima estão relacionados, respectivamente, com a deficiência das seguintes vitaminas:

a) K, E, B2 e B12
b) B1, D, C e E
c) A, D, K e B12
d) A, E, K e C

GABARITO

1. 09 (01+08)

2. E

3. A

4. C

Continue estudando
Post do blog

Tudo sobre Água, Sais Minerais e Carboidratos para seu vestibular!

Aprenda tudo sobre Água, Carboidratos e Sais Minerais para arrasar na sua prova de biologia da escola e do vestibular!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Carboidratos

Quer saber mais sobre Carboidratos? Confira este mapa mental que vai te ajudar a mandar muito bem na sua prova de biologia!
artigo