Mapa Mental: Reino Animalia: Artrópodes

O fim de ano está chegando; as provas finais e o ENEM também. Fique por dentro de tudo sobre Artrópodes e arrase nas avaliações! <3

Mapa Mental: Reino Animalia: Artrópodes
Mapa Mental: Reino Animalia: Artrópodes

Artrópodes são o Filo mais abundante do Reino Animal, representando um total de 80% da fauna. São um grupo extremamente versátil, adaptado de tal forma que passaram a dominar todos os ambientes, seja terrestre, marinho ou de água doce.

São animais triblásticos (dotados de três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme, ectoderme), protostomados e metaméricos (ainda que a metameria seja menor evidente que em Annelida e, de certa forma, reduzida). A evolução dos artrópodes está intimamente ligada à evolução dos vegetais, em especial as Angiospermas (plantas vascularizadas com semente capazes de formar flores e frutos), tendo em vista que muitos agem como polinizadores.

A principal característica do grupo é a presença de exoesqueleto, uma carapaça quitinosa que cobre o corpo do animal, protegendo-o da desidratação e servindo como uma “armadura”. A junção das placas deste esqueleto forma articulações, o que originou o nome do grupo, arthros (articulado) + podos (pés).

Os grupos mais característicos dos artrópodes são: insetos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes e crustáceos. Os insetos, em específico, podem passar por metamorfoses.

O exemplo mais conhecido de metamorfose completa é o ciclo de vida das borboletas: do ovo eclode a larva (lagarta), que formará a pupa (casulo) e, deste, emerge o adulto (imago, a borboleta, neste exemplo). Esse Imago é a fase sexualmente madura, que se reproduzirá e depositará ovos, continuando assim o ciclo. Esse desenvolvimento é conhecido como indireto, apresentando uma larva muito diferente do adulto, e, com isso, é conhecido como holometábolo (holo = total, metábolo = mudança).

Outros insetos, como gafanhotos ou baratas, apresentam fase juvenil semelhante ao adulto, mas desprovida de asas e ainda não madura sexualmente (ninfa). É o caso dos hemimetábolos (hemi = meio), que possuem metamorfose parcial. Outros insetos são completamente desprovidos de metamorfose, chamados ametábolos. Como exemplo, há as traças.

QUER SABER TUDO SOBRE ARTRÓPODES E OUTROS FILOS DO REINO ANIMALIA? DÊ UMA OLHADA EM NOSSO RESUMO, DE ANELÍDEOS A CORDADOS.