Mapa Mental: Reino Animal: De Poríferos a Moluscos

Preparados para aprender tudo sobre o Reino Animal, de Poríferos a Moluscos? Esse Mapa Mental vai te dar uma bela ajuda 😀

Mapa Mental: Reino Animal: De Poríferos a Moluscos
Mapa Mental: Reino Animal: De Poríferos a Moluscos

O reino Animalia é constituído de uma grande diversidade de organismos.  Todos eles têm em comum o fato de serem pluricelulares, ou seja, formados por várias células, e de serem heterotróficos, isto é, precisam adquirir sua matéria orgânica a partir de outros seres vivos. Eles podem ser divididos em invertebrados e vertebrados. Aqui, aprenderemos sobre os cinco primeiros grupos de invertebrados deste reino: os filos dos Poríferos, dos Cnidários, dos Platelmintos, dos Nematelmintos e dos Moluscos.

O filo dos Poríferos é diferente dos outros filos do Reino Animal, pois seus indivíduos não formam tecidos (e, consequentemente, não formam órgãos e sistemas); por conta disso, também são chamados de parazoários. Eles são representados pelas esponjas, que vivem em ambiente aquático. São organismos sésseis e sua reprodução pode ser sexuada, com formação de gametas, ou assexuada, pelo brotamento.

Já o filo dos Cnidários contém os polipos e as medusas. Os polipos possuem vida séssil, enquanto as medusas são livre-natantes. Eles possuem a gastroderme, que, por sua vez, tem somente uma entrada, o que faz com que esses animais tenham tubo digestivo incompleto. Seu sistema nervoso é difuso, ou seja, é espalhado pelo corpo. Não possuem sistema circulatório, nem respiratório, e a distribuição de seus nutrientes e gases é realizada por difusão. Sua reprodução é por metagênese, ou alternância de gerações, onde há a fecundação por duas medusas e o organismo resultante se fixa no substrato, sofrendo estrobilação.

Os platelmintos, por sua vez, são os vermes achatados, como a planária, a tênia e o esquistossomo. A primeira é de vida livre e pode ser aquática e terrestre; já a tênia e o esquistossomo são parasitas e, por conta disso, causam prejuízo ao ser humano. A planária pode fazer reprodução sexuada ou assexuada, enquanto a tênia faz autofecundação, motivo pelo qual também é conhecida como solitária, já que vive sozinha dentro do intestino humano. O esquistossomo possui sexos separados e, para haver a fecundação, é necessário que haja macho e fêmea. O tubo digestório dos platelmintos também é incompleto.

QUER SABER MAIS SOBRE O REINO ANIMAL, DE PORÍFEROS A MOLUSCOS? NOSSO RESUMO ESTÁ TE ESPERANDO BEM AQUI.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Reino Animal: De Poríferos a Moluscos

Leia o resumo Reino Animal: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos e moluscos e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Platelmintos? Cnidários? Saiba tudo sobre o Reino Animal

O Reino Animal