Mapa Mental: Lançamento Horizontal e Oblíquo

Que tal estudar Lançamento Horizontal e Oblíquo por meio de um mapa mental? Tem coisa melhor? 😀 Dá uma olhada nesse mapa que vai te ajudar a passar no vestibular!

Antes de sabermos como o ocorrem os lançamentos, vamos falar do princípio da simultaneidade, proposto por Galileu Galilei.

Princípio da simultaneidade ou princípio da independência dos movimentos

Se um corpo apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos de seus componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo.

Isso é importante, pois nesses dois movimentos, no lançamento horizontal e oblíquo, teremos duas componentes da velocidade que serão independentes entre si, de acordo com o princípio proposto por Galileu.

Lançamento horizontal

Quando um corpo é lançado horizontalmente sem resistência do ar, ele descreve, em relação à Terra, uma trajetória parabólica.

Esse movimento é considerado, de acordo com o princípio da simultaneidade, o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre (Vy) e movimento horizontal (Vx).

Movimento horizontal

Um movimento uniforme não possui aceleração na horizontal, ou seja, o corpo mantém sua velocidade inicial por todo o movimento. Esse fenômeno é facilmente entendido pela primeira lei de Newton, que diz que “todo corpo, livre da ação de forças, tem a tendência natural de permanecer em movimento uniforme”. É a Lei da Inércia.

Movimento de queda livre

Ocorre sob ação da gravidade, o que o classifica como um MUV, já que a aceleração é constante.

Quer continuar estudando?

Não perca o resumo, questões comentadas e lista sobre Lançamento! Prepare-se para os vestibulares e ENEM com a Família Descomplica! <3

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Exercícios de Movimento Uniforme

Vamos fazer exercícios de movimento uniforme?
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Velocidade Média

Leia um resumo sobre Velocidade Média e responda as questões de vestibulares abaixo!

artigo