Mapa Mental: Industrialização Brasileira e Governo Militar

Você sabe tudo sobre Industrialização e Governos Militares? Confira esse mapa mental, então! 😛

O período da ditadura militar apresentou diversos aspectos que foram importantes para o desenvolvimento da indústria no Brasil. No entanto, a ditadura militar também representou um momento de dualismo em relação ao processo de industrialização atrelado ao crescimento econômico que se verificou no país.  Ao mesmo tempo em que realizou projetos de grandes proporções e muito importantes para o país, como a construção da usina hidrelétrica de Itaipu e a ponte Rio-Niterói, esses e outros projetos ajudaram na criação de um endividamento público astronômico. Aproveitando a centralização do poder político que o autoritarismo permitia, e grandes remessas de empréstimos internacionais, a busca pela modernização da economia aliada ao crescimento industrial permitiu que, no período da ditadura, o país apresentasse números expressivos de crescimento econômico, caracterizando o chamado “milagre brasileiro”, que teve um custo alto a ser pago posteriormente.

O início do governo militar

Os primeiros momentos dos governos militares não foram marcados por grandes avanços na industrialização, nem pelos grandes projetos que caracterizaram o período. Tudo isso graças ao endividamento externo, fruto da política de internacionalização da economia proposta por Juscelino Kubitschek (JK), com sua política de substituição de importação e pelo plano de metas. Como ponto positivo deste período pré-ditadura podemos dizer que, apesar de a estrutura industrial depois do plano ter apresentado algumas falhas, verificou-se que o Brasil da década de 1960 podia ser considerado um país com uma indústria com bases estabelecidas. Apesar da importância da época de JK, a indústria de bens duráveis, simbolizada principalmente pela indústria automobilística, proporcionou não só benefícios, mas problemas graves para a sociedade brasileira, como concentração industrial e concentração de renda. Podemos definir então que esse primeiro período dos governos militares, que vai dos anos de 1964 até 1967, foi marcado por uma retração na economia e pouco crescimento da indústria.

UM RESUMO COMPLETO SOBRE INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ TE ESPERANDO BEM AQUI.

Não deixe de conferir também as 3 tipos que você vê na sua academia que são o retrato da industrialização nos governos militares e, depois, resolva exercícios de vestibular sobre o tema para testar seus conhecimentos. 🙂

Continue estudando
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Industrialização Brasileira

Leia o resumo “Organização do território e Industrialização Brasileira” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

A industrialização brasileira durante o governo militar

O resumo sobre a Industrialização Brasileira durante os Governos Militares que vai salvar a sua prova da escola ou do vestibular está te esperando bem aqui.
artigo