Exercícios Resolvidos: Vírus, Monera, Protoctista e Fungi

Leia o resumo Vírus, Monera, Protoctista e Fungi e resolva os exercícios abaixo.

1.  (UFSCar-2009) Durante o decorrer de 2008, acompanhamos nos noticiários epidemias de dengue e febre amarela, que já causaram a morte de muitas pessoas. Além destas doenças, podemos listar várias outras que incidem sobre a população. Indique a alternativa que classifica corretamente os agentes causadores das doenças citadas nos grupos a seguir:

a) I: vírus; II: bactérias; III: protozoários; IV: fungos.

b) I: vírus; II: bactérias; III: vermes; IV: protozoários.

c) I: protozoários; II: vírus; III: bactérias; IV: vermes.

d) I: bactérias; II: vírus; III: protozoários; IV: vermes.

e) I: bactérias; II: vírus; III: fungos; IV: protozoários.

2. (UERJ-2003) Algumas doenças infectocontagiosas provocadas por vírus ou bactérias têm causado epidemias em grandes centros urbanos brasileiros, especialmente no verão, estação que normalmente apresenta o maior índice de chuvas. Cite duas doenças com essas características.

Para cada uma delas, descreva os mecanismos de transmissão envolvidos e aponte uma medida preventiva e viável de controle epidêmico.

3. (PUC – RJ-2008) Assinale a opção que NÃO apresenta uma característica dos seres pertencentes ao Reino Fungi: a) São autotróficos e realizam fotossíntese.

b) Produzem antibióticos.

c) São capazes de realizar fermentação.

d) Realizam decomposição de matéria orgânica.

e) Suas células não possuem cloroplastos

Gabarito

1.  Resolução passo a passo: D

As doenças retratadas nos quadros são classificadas da seguinte maneira: tuberculose, leptospirose e pneumonia são causadas por bactérias; hepatite C, febre amarela, e dengue são causadas por vírus; amebíase, malária e doença de chagas são causadas por protozoários; teníase, ascaridíase e esquistossomose são causadas por vermes (platelmintos e nematelmintos). A única opção que possui a seguinte correspondência “Grupo I- bactérias, Grupo II- vírus, Grupo III- protozoários e Grupo IV- vermes” é a opção D.

2. Resolução passo a passo:

No Brasil é muito constante a contaminação pela dengue e pela leptospirose. Isso ocorre já que no verão há maior incidência de chuvas e por conta disso acúmulo de água parada. Além disso, as chuvas mais abundantes trazem à tona a urina dos ratos. Vamos falar de cada uma mais especificamente:

A dengue é causada por um vírus e é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que previamente está infectado por ter se alimentado de sangue de pessoa doente pela dengue. Seus métodos profiláticos, a fim de evitá-la, são o uso de larvicidas em reservatórios de água; a pulverização com inseticidas para eliminar formas adultas do mosquito e a eliminação de reservatórios de água parada, onde se desenvolvem as larvas do mosquito. Além disso, pode-se estabelecer um controle biológico em reservatórios, com peixes que alimentem-se das larvas em possíveis criadouros das larvas.

Já a leptospirose é causada principalmente pela transmissão da bactéria do gênero Leptospira e as epidemias ocorrem com o contato com água contaminada por urina de rato. Este animal atua como reservatório de tais bactérias, eliminando-as pela urina. Para evitar a leptospirose, é necessário tratamento de água potável; medidas de combate à proliferação de roedores e medidas de saneamento básico, como captação e drenagem de esgotos e de águas pluviais.

3.  Resolução Passo a passo: A

Os fungos são seres heterotróficos por absorção. Logo, não realizam nem fotossíntese nem quimiossíntese. A opção A está incorreta. Como o enunciado pede para que seja marcada a opção incorreta, teríamos que marcar a letra A. As seguintes opções estão corretas. Vejamos o porquê: os fungos podem produzir antibiótico como a penicilina. A opção B está correta. Eles podem realizar respiração anaeróbia facultativa, ou seja, quando estão com ausência de O2. No final desse processo, além de um saldo de 2 ATPs, também produzem etanol e CO2. Dessa fermentação são produzidos vinhos e cervejas, muito apreciados na culinária. Logo, a opção C está certa. Os fungos , assim como as bactérias, são seres decompositores, que participam da reciclagem de matéria, convertendo matéria orgânica em inorgânica. A letra D também está certa. Por último, como os fungos não são seres fotossintetizantes, realmente suas células não possuem cloroplastos, tornando a opção E correta.

Continue estudando
Post do blog

Vírus, Monera, Protoctista e Fungi: saiba tudo sobre estes quatro tipos de seres!

Vírus, os seres sem reino
artigo
Post do blog

7 Doenças causadas por protozoários

Aprenda tudo sobre as doenças causadas por protozoários, os nomes científicos desses organismos, os sintomas causados pelas doenças e como realizar a prevenção
artigo