Corrigindo erros comuns sobre a Evolução com Pearl Jam, Motorhead e KoRn

Quer aprender evolução e ainda mandar bem no rock? Vem descobrir tudo com esta lista que vai salvar sua prova de biologia!

Let’s rock, galera. A evolução é o processo através do qual seres vivos apresentam mudanças ao longo do tempo com o passar das gerações, dando origem a novas espécies. É uma expressão amplamente utilizada, e, como não poderia deixar de ser, aparece diversas vezes em diversas músicas. Essas músicas podem servir como gatilho pra iniciar uma discussão sobre errinhos comuns na hora de pensar sobre evolução, como vamos ver agora. 😉

Corrigindo erros comuns sobre a Evolução com Pearl Jam, Motorhead e KoRn
Corrigindo erros comuns sobre a Evolução com Pearl Jam, Motorhead e KoRn

1. Pearl Jam – Do The Evolution

Corrigindo erros comuns sobre a Evolução com Pearl Jam, Motorhead e KoRn

Pearl Jam – Do The Evolution
Pearl Jam – Do The Evolution

“I am ahead, I am advanced I am the first mammal to make plans, yeah
I crawled the earth, but now I’m higher”

Tradução:
>“Eu estou à frente, eu sou desenvolvido >Eu sou o primeiro mamífero a fazer planos, sim >Eu rastejei na terra, mas agora estou mais alto”

Aqui temos um ponto interessante. “Estou à frente, sou avançado”. Um erro comum é pensar que a evolução é algo progressivo. Primeiramente, a seleção natural não produz organismos perfeitamente adequados ao seu ambiente. Ela permite a sobrevivência de indivíduos aptos o bastante para sobreviver, o que já é uma enorme diferença por si só. Além do mais, mudanças evolutivas não são sempre necessárias para que as espécies persistam, tendo em vista que alguns organismos quase não sofreram alterações físicas com o passar das eras.

Em segundo lugar, alguns mecanismos evolutivos não causam mudanças adaptativas, e sim prejuízos. Mutações, migrações e deriva genética podem fazer com que populações evoluam de maneiras que são prejudiciais a elas, aumentando a frequência de um gene responsável por uma doença, por exemplo. O organismo que é muito bem adaptado a uma situação pode estar em extrema desvantagem caso a situação mude, com uma alteração climática, mudança do curso de um rio ou invasão de novos competidores. É muito fácil olhar para a evolução e vê-la como uma grande escada, progressivamente subindo os degraus até chegar ao ápice com os humanos, mas a evolução é uma árvore, e nós somos apenas um dos muitos galhos.

2. Motörhead – Evolution

Motörhead – Evolution
Motörhead – Evolution

“Evolution is a mystery
Full of change that no one see’s
Clock makes a fool of history”

Tradução:
>“Evolução é um mistério >Cheia de mudanças que ninguém vê >O relógio faz a história de boba”

“O relógio faz a História de boba” é a chave aqui. A nossa ideia é que a evolução ocorre lenta e gradualmente, mas não é sempre o caso. Temos exemplos de evolução lenta e gradual, claro, mas também encontramos casos nos quais a evolução ocorreu rapidamente. Um bom exemplo disso é a rápida evolução de bactérias, que passam a ser resistentes a nossos medicamentos para combate-las! Populações pequenas, tempo entre gerações curto, entre outros fatores, são influências grandes no aumento da velocidade do processo evolutivo.

3. KoRn – Evolution (Perceberam um padrão?)

Evolution or is it?
Evolution or is it?

“And the planet may go astray
In a million years I’ll say
Those m*f* were all deranged”

Tradução:
>“O planeta pode entrar em decadência >Em um milhão de anos eu vou dizer >Aqueles f* da p* eram todos dementes”

Essa aqui não deve ser novidade, mas humanos podem influenciar na evolução de outros vivos (e levá-los a extinção, claro). Um exemplo, inclusive, já foi dado acima, quando nossos medicamentos selecionam bactérias, fazendo com que elas evoluam e resistam a esses medicamentos. O mesmo ocorre com insetos considerados pragas agrícolas, que evoluíram para resistir aos pesticidas amplamente utilizados para combatê-los. Mudanças climáticas aceleradas por processos antrópicos (quem aí lembra do efeito estufa?) são fatores de seleção também.

Além disso, outra concepção errada a corrigir: Humanos continuam evoluindo sim. “Ah, com a tecnologia, nós eliminamos boa parte dos fatores de seleção ambientais. Temos tratamento médico, meios de produção de alimento, entre outros fatores”. Sim, isso significa que a evolução mudou de rumo, não que ela acabou. Ainda somos peças no jogo evolutivo. Por exemplo, o fato de termos populações vivendo em áreas densamente povoadas (pegue o metrô na Linha 2 do RJ às 7h da manhã e entenda o que eu quero dizer por “densamente povoado”) nos torna mais vulneráveis a epidemias que nossos ancestrais, que tinham menos contato com outros de nossa espécie diariamente, agindo como possível mecanismo de seleção.

É isso aí, galera, espero que esses pequenos errinhos com relação a evolução tenham sido esclarecidos, nos vemos na próxima. 🙂

Let's rock
Let's rock
Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Evolução – Conceitos Básicos

Imagina um mapa mental para te explicar os conceitos básicos de Evolução! Imaginou? O Descomplica preparou para você 😀 Confere aqui!
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Conceitos básicos de Evolução

Leia o resumo Quais os conceitos básicos da evolução? e resolva os exercícios abaixo.
artigo