Como fazer uma introdução de redação nota 1000

Vejamos as estratégias imprescindíveis para fazer uma introdução exemplar e impactar a banca corretora.

Como fazer uma introdução de redação nota 1000

A introdução é o primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo. Dessa forma, ela é responsável por “chamar” o leitor para dentro do texto; ou seja, deve despertar o interesse de quem está lendo apresentando o tema que será abordado e encaminhando o raciocínio que será defendido.

Como sabemos, o grande diferencial na redação dos vestibulares, principalmente do ENEM, é se distanciar do senso comum e chamar a atenção do corretor. Veremos, então, neste post, quais estratégias podemos usar a fim de que nossa introdução fique incrível e digna de um texto nota 1000.

1. Funções da introdução

Uma introdução minimamente eficiente deve revelar apenas o necessário para situar o leitor no texto, estimulando-o a prosseguir com a leitura. Para que isso aconteça, o parágrafo deve conter os dois aspectos:

  1. A explicitação do tema, ressaltando a relevância da questão em debate. Essa função é muito importante, uma vez que é a partir dela que o enunciador revela para a banca ter compreendido integralmente a proposta. Essa parte chamamos de contextualização.

  2. A sugestão de uma abordagem para o tema, especificando qual o ponto de vista a ser defendido ao longo do texto. Essa parte chamamos de tese.

Obs.: A contextualização deve SEMPRE vir antes da tese. Dessa forma, a fórmula ideal da introdução é:

Introdução = Contextualização (parte expositiva) + Tese (parte argumentativa)

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2. Tipos de contextualização e exemplos

Embora existam várias formas de fazer uma boa contextualização, veremos aqui alguns modelos bastante interessantes:

a) Apresentação tradicional do tema

Tema: Os efeitos do Marco Civil da Internet na liberdade de expressão e privacidade dos brasileiros.

Em 2014, foi aprovado o Marco Civil da Internet, lei que atua sobre as principais problemáticas existentes na rede, buscando uma navegação segura e produtiva por parte dos cidadãos. Dentre os objetivos da lei, a garantia de liberdade de expressão e de privacidade são os principais pontos. Entretanto, em uma sociedade de perda dos limites da livre manifestação de ideias e de crimes virtuais, é crucial perceber que tais resoluções propostas pelo Marco podem trazer consequências negativas para a Internet e seus usuários, como o agravamento de tais problemas já existentes na contemporaneidade.

b) Apresentação jornalística

Tema: A questão dos refugiados no mundo de hoje.

Uma imagem, recentemente, tomou conta das mídias do mundo inteiro: a de uma criança síria encontrada morta numa praia turca, como resultado de uma tentativa de sua família de fugir do país de origem, em conflito. Essa cena chocante representa uma situação trágica enfrentada por muitas pessoas que tentam fugir dos infernos na terra que seus países se tornaram por conta de guerras, ditaduras, embates religiosos. No entanto, se por um lado algumas nações se mostram dispostas a ajudar a resolver esse problema, outras, se esquivam da responsabilidade, causando um grande desequilíbrio.

c) Alusão cultural

Tema: (ENEM 2018) Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Em sua canção “Pela Internet”, o cantor brasileiro Gilberto Gil louva a quantidade de informações disponibilizadas pelas plataformas digitais para seus usuários. No entanto, com o avanço de algoritmos e mecanismos de controle de dados desenvolvidos por empresas de aplicativos e redes sociais, essa abundância vem sendo restringida e as notícias, e produtos culturais vêm sendo cada vez mais direcionados – uma conjuntura atual apta a moldar os hábitos e a informatividade dos usuários. Desse modo, tal manipulação do comportamento de usuários pela seleção prévia de dados é inconcebível e merece um olhar mais crítico de enfrentamento

(Carolina Mendes Pereira)

https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/redacao_enem2019_cartilha_participante.pdf

d) Argumento de autoridade

Tema: O hábito da leitura.

Certa vez, Paulo Freire, importante educador e filósofo brasileiro, destacou a necessidade de a leitura ser um ato de amor. Em outra ocasião, Jorge Luis Borges, poeta argentino, apontou o ato de ler como uma forma de felicidade. De fato, durante séculos, tal atividade foi fonte de conhecimento e desenvolvimento da sociedade, trazendo importantes ensinamentos a quem a tinha como um hábito. Entretanto, nos dias de hoje, tal avidez tem perdido seu espaço no meio social, vítima de uma falta de incentivo por parte dos setores responsáveis por criá-lo e do próprio mercado, que desestimula um hábito crucial na vida da população.

e) Alusão histórica

Tema: (ENEM 2018) Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

A utilização dos meios de comunicação para manipular comportamentos não é recente no Brasil: ainda em 1937, Getúlio Vargas apropriou-se da divulgação de uma falsa ameaça comunista para legitimar a implantação de um governo ditatorial. Entretanto, os atuais mecanismos de controle de dados, proporcionados pela internet, revolucionaram de maneira negativa essa prática, uma vez que conferiram aos usuários uma sensação ilusória de acesso à informação, prejudicando a construção da autonomia intelectual e, por isso, demandam intervenções. Ademais, é imperioso ressaltar os principais impactos da manipulação, com destaque à influência nos hábitos de consumo e nas convicções pessoais dos usuários.

(Natália Cristina Patrício da Silva)

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/redacao_enem2019_cartilha_participante.pdf

f) Alusão literária

Tema: O sistema carcerário brasileiro e seus efeitos no século XXI

Na obra “Memórias do Cárcere”, o autor Graciliano Ramos, preso durante o regime do Estado Novo, relata os maus tratos, as péssimas condições de higiene e a falta de humanidade vivenciadas na rotina carcerária. Hoje, ainda que não vivamos mais em um período opressor, o sistema prisional brasileiro continua sendo visto como um símbolo de tortura. Desse modo, rever a situação social a qual o penitenciário está submetido é indispensável para avaliar seus efeitos na contemporaneidade.

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3. Tipos de tese e exemplos

A melhor forma de cumprir a segunda função, de direcionamento, é elaborar uma linha de raciocínio. Para isso, podemos construir uma frase-tese. A tese é responsável por apresentar a opinião global do texto. Isso, de certa forma, já justifica a sua presença na introdução, que deve levar o leitor para dentro da redação. Se pudéssemos reduzir o texto a um único período, sobraria a sua essência, a sua ideia principal. Essa ideia é a tese.

a) Tese analítica (organizadora)

Na tese analítica, apresentamos os argumentos que serão desenvolvidos ao longo do texto. Se seu texto tem 3 parágrafos de desenvolvimento, sua tese precisa ter três partes. Se seu texto tem 2 parágrafos de desenvolvimento, sua tese precisa ter duas partes. Isso significa que cada informação apresentada na tese precisa aparecer ao longo dos parágrafos de desenvolvimento do texto. Vejamos um exemplo:

Tema I: O hábito da leitura

Certa vez, Paulo Freire, importante educador e filósofo brasileiro, destacou a necessidade de a leitura ser um ato de amor. Em outra ocasião, Jorge Luis Borges, poeta argentino, apontou o ato de ler como uma forma de felicidade. De fato, durante séculos, tal atividade foi fonte de conhecimento e desenvolvimento da sociedade, trazendo importantes ensinamentos a quem a tinha como um hábito. Entretanto, nos dias de hoje, tal avidez tem perdido seu espaço no meio social, vítima de uma falta de incentivo por parte dos setores responsáveis por criá-lo (1) e do próprio mercado, que desestimula um hábito crucial na vida da população (2).

Comentário: Note que há um posicionamento global no texto: o hábito da leitura perdeu seu espaço nos dias de hoje. Para fundamentar essa ideia, o autor apresenta, então, dois argumentos, em duas camadas da sociedade que, de alguma forma, têm responsabilidade na criação desse hábito: a escola (1) e o mercado (2). No desenvolvimento, cada um desses argumentos será “desembrulhado”, em busca de um convencimento já citado algumas vezes.

b) Tese sintética (sugestiva)

Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Desde a primeira fase do Romantismo, os poetas já buscavam a construção de uma identidade nacional, retratando em suas obras a extensão do território brasileiro, suas belezas e suas diversidades tendo como personagens principais o índio, o branco europeu e o negro, que trouxeram para o país suas culturas, crenças e religiões, evidenciando a mestiçagem do povo. Dessa forma, é incoerente pensar como um país tão miscigenado tem preconceitos históricos tão enraizados com a questão religiosa.

Comentário: que, aqui, não houve “spoiler” dos argumentos que seriam tratados ao longo do texto. O autor apenas deixou claro como ele enxerga a questão da intolerância religiosa no Brasil.

4. Dicas

  • Evite começar o texto com construções como “Desde os primórdios”; “Atualmente”; “Desde a antiguidade”, e afins.

  • Procure sempre trazer uma referência interessante e, de fato, relacionada ao tema, na contextualização.

  • Cuidado para não desenvolver demais os argumentos na tese analítica. Lembre-se de que deve ser apenas um encaminhamento para a argumentação.

  • Repare nos modelos destacados que sempre há uma “ponte” entre a contextualização e a tese.

5. Análise de introduções exemplares


Tema: (ENEM 2018) Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

O advento da internet possibilitou um avanço das formas de comunicação e permitiu um maior acesso à informação. No entanto, a venda de dados particulares de usuários se mostra um grande problema. Apesar dos esforços para coibir essa prática, o combate à manipulação de usuários por meio de controle de dados representa um enorme desafio. Pode-se dizer, então, que a negligência por parte do governo (1) e a forte mentalidade individualista dos empresários (2) são os principais responsáveis pelo quadro.

(MATTHEUS MARTINS WENGENROTH CARDOSO)

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/redacao_enem2019_cartilha_participante.pdf

Comentário: Neste modelo (retirado de uma das redações que obtiveram nota 1000 em 2018), foi utilizada uma contextualização simples e tradicional, mas que cumpre de maneira eficiente a função de apresentar o tema. Além disso, o autor optou pela tese analítica, na qual há o encaminhamento para os argumentos que serão abordados no desenvolvimento (assinalados como “(1)” e “(2)”).

Tema: Publicidade infantil em questão no Brasil

Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas “Memórias Póstumas” que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura de empresários e anunciantes em relação à publicidade para crianças é uma das faces mais perversas de uma sociedade que se despe de valores éticos em nome do estímulo ao consumo. Reverter esse quadro sem ferir a liberdade de expressão – eis a missão de um país que se diz democrático.

Comentário: Nesse modelo, o autor utilizou uma contextualização literária, aludindo a um dos maiores clássicos da literatura brasileira. Em relação à tese, podemos perceber que não houve encaminhamento para o que será abordado no desenvolvimento como forma de argumentação; apenas ficou claro o posicionamento dele sobre o tema.

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