As 4 Tartarugas Ninjas te ensinam tudo sobre os principais pintores renascentistas. Duvida?

O Renascimento foi um movimento cultural e artístico que ocorreu na transição da Idade Média para a Idade Moderna. Você já estudou com a gente sobre as características desse período, certo? Mas você sabia que as Tartarugas Ninjas podem te ajudar naquela pergunta clássica do vestibular, como: “Cite alguns artistas do período Renascentista.”? Duvida? Então se liga:

1. LEONARDO

É a Tartaruga de faixa azul, o líder do grupo. Leonardo da Vinci serviu de inspiração para essa personagem. Foi um homem bastante dedicado à pintura, escultura, arquitetura, astronomia, música e várias outras áreas de conhecimento. Devemos destacar nas obras de Leonardo da Vinci a centralidade do homem como objeto principal de seu trabalho: o Antropocentrismo. Suas principais obras são: “Mona Lisa” e a “Última Ceia”.

2. DONATELLO

Na ficção ele usa uma faixa roxa e é considerado pelos outros membros ninjas como o mais inteligente. Donato di Niccoló, conhecido como Donatello foi um artista renascentista muito ligado a produção de esculturas, sendo muito importante também por seu estudo da proporção da anatomia humana. Sua principal obra foi a escultura de “Judith e Holofernes”.

3. RAFAEL

Usando uma faixa vermelha, esse é o mais irritado, mas também o mais fiel aos seus irmãos ninjas. Seu nome é baseado no artista Rafael Sanzio, importante pintor italiano que conseguiu desenvolver técnicas de sombreamento destacando as expressões humanas, sendo bastante influenciado pelo Humanismo. Ficou conhecido por pintar as Madonas (nome em italiano para Maria, mãe de Jesus).

4. MICHELANGELO

O mais descontraído e mais divertido de todo o grupo, usa uma faixa laranja. É uma referência ao artista italiano Michelangelo Buonarroti, que se utilizou bastante das características naturalistas e humanistas nas suas produções artísticas. Vale lembrar que sua principal obra foi o “Genesis”, pintura no teto da Capela Sistina que representava a figura humana como perfeita alcançando o Criador. Outra de suas muitas obras foi a “Pietà”, escultura em que Maria segura seu filho Jesus após a crucificação.

Continue estudando
artigo
Post do blog

O que foi o Século das Luzes e o Iluminismo?

O século XVIII ou Século das Luzes foi o século de surgimento do chamado Iluminismo. O Iluminismo foi um movimento de cunho cultural baseado no racionalismo feito pela elite europeia. Esse movimento tentou buscar um rompimento com a mentalidade medieval e acreditava na ideologia do progresso. A França é considerada o berço do iluminismo possuindo inúmeros pensadores que contribuíram intelectualmente para toda a Europa. Sua influência ultrapassou os mares, sendo até mesmo um dos pilares para a Revolução Americana.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Renascimento

Vem cá descobrir tudo sobre Renascimento e ficar por dentro de tudo para mandar bem na sua prova de história da escola e do vestibular!