A Segunda Guerra Mundial e as Conferências dos Grandes

Segunda Guerra Mundial é um assunto que sempre cai nos vestibulares e principalmente no Enem! Essa guerra mudou um mundo para sempre. Nós precisamos saber tudo sobre esse momento para que algo assim nunca se repita (e caso apareça no vestibular, né?). É importante saber o que levou Adolf Hitler ao poder, as consequências da guerra, o holocausto e a situação dos judeus e entender os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki no Japão.  Por isso, preparamos um resumo completão, um mapa mental e um vídeo que explica tintim por tintim o que aconteceu naquele período.

BAIXE O MAPA MENTAL SOBRE SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 

Resumo

Antecedentes

Para entender esse momento, é necessário que saber os antecedentes do conflito. O revanchismo alemão pós-Primeira Guerra Mundial (nacionalismo e disputas territoriais); a Guerra Civil Espanhola (1936/1939); a Invasão japonesa à China (1937); a anexação da Áustria (1938); o Acordo de Munique (concessão de parte da Tchecoslováquia a Hitler – Sudetos); a conquista da Albânia pela Itália (1939), além do Pacto Molotov-Ribbentrop e da invasão alemã com a ajuda da Eslováquia à Polônia (estopim – fez com que França e Grã-Bretanha declarassem guerra aos germânicos). Talvez, o maior “culpado” pela Segunda Guerra tenha sido o Tratado de Versalhes, que fez com que o revanchismo se alastrasse pela Alemanha.

A Segunda Guerra Mundial

Considerado o maior conflito de todos os tempos, causando danos incalculáveis, a Segunda Guerra Mundial teve seu início no dia 1 de setembro de 1939, tendo seu fim no dia 2 de setembro de 1945. Envolvendo todas as grandes potências mundiais, a guerra ocorreu entre Aliados (Estados Unidos da América, União Soviética, França, Inglaterra e China) e o Eixo (Alemanha, Japão e Itália), que dedicaram toda a “logística” de seus países para voltar-se para a guerra.  É importante saber que o Eixo possuía em seus respectivos governos regimes totalitários.

Países do Eixo e Aliados: Segunda Guerra
Países do Eixo e Aliados: Segunda Guerra

Nos anos iniciais da guerra a Alemanha saiu na frente, tomando territórios da Polônia, Bélgica, Noruega, Dinamarca, Holanda e posteriormente Grécia, Romênia e Iugoslávia. Porém, em 1941 os japoneses atacam a base norte-americana de Pearl Harbor e os EUA entram na guerra dando o reforço necessário para os Aliados. Hitler ordena logo depois um ataque à URSS e encontra uma grande defesa; pela primeira vez os alemães se sentiram acoados na guerra. Foi na conhecida “Batalha de Stalingrado” que a Alemanha percebeu a dificuldade uma vitória, já que perdeu mais de um milhão de alemães.

Foi então no dia 6 de junho de 1944, o chamado Dia D, que as tropas aliadas tomaram de volta a Normandia e venceram o cerco dos nazistas sobre o território francês. Em abril do ano de 1945, os Aliados invadem a Alemanha, Mussolini é capturado na Itália e condenado ao fuzilamento, Hitler comete suicídio e a Alemanha se rende. Ainda que a guerra tivesse caminhado para o fim, o ataque japonês aos norte-americanos não fora esquecido, então EUA jogam duas bombas atômicas em território japonês, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, conseguindo a rendição japonesa.

Pós-Segunda Guerra

O nazismo, sob o comando de Hitler, dizimou a população judaica, o anti-semitismo. O chamado Holocausto, que garantiria a supremacia da raça ariana, foi o nome dado ao envio de judeus (homens, mulheres, crianças, idosos) para os campos de concentração para trabalharem à força e depois serem mortos (em sua maioria em câmaras de gás); aproximadamente 6 milhões de judeus foram mortos. Esse foi considerado o maior crime de guerra de todos os tempos e causou comoção mundial. Entre os números de destruição da guerra, aproximadamente 40 milhões de pessoas morreram no conflito. Houve o chamado Tribunal de Nuremberg, para julgar os crimes de guerra e a Fundação da ONU, que tem como proposta tentar através do diálogo resolver os conflitos entre países. Seus participantes assinaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que promoveria o respeito e reconhecimento dos países.

EXERCÍCIOS

1. (FUVEST) “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior.” (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941) A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas, identificamos:

a) o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos;
b) o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente;
c) os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena;
d) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo;
e) a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima.

2. (UEMT) A Segunda Grande Guerra (1939 – 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:

a) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos;
b) os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África;
c) os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor;
d) os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia;
e) os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo.

3. (UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:

a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki;
c) de Gaulle foi o chefe do governo de Vichy;
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;
e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.

Gabarito

1. A

2. C

3. A

Agora você já resolveu os exercícios, pode ver a resolução dessas questões sobre a Segunda Guerra Mundial 🙂

Continue estudando
artigo
Post do blog

Questões Sobre a Segunda Guerra Mundial

Resolver exercícios sobre os temas que podem vir a cair no Enem é uma ótima forma de se preparar para o exame nacional. Por isso, hoje o Descomplica traz questões sobre a Segunda Guerra Mundial. Antes de começar a resolvê-las, leia o resumo A Segunda Guerra Mundial e as Conferências dos Grandes. Logo abaixo os exercícios, há o gabarito e comentários explicando sobre a resposta correta. Confira!
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Primeira Guerra Mundial

Leia o resumo O mundo e a Primeira Guerra Mundial e resolva os exercícios abaixo.