5 características das obras de Machado de Assis para você não ficar com olhos de ressaca na hora da prova

Onze em cada dez vestibulares vão colocar alguma questão sobre Machado de Assis. Nada melhor do que conhecer algumas características próprias deste autor para mandar bem nas provas!

1 – Personagens

Tony Starks representaria bem um personagem machadiano!
Tony Starks representaria bem um personagem machadiano!

São geralmente burgueses – classe dominante; procura desmascarar o “jogo” das relações sociais; enfatiza o contraste entre aparência x essência; mostra-nos de maneira impiedosa e enfatiza a vaidade, a futilidade, a hipocrisia, a inveja, o prazer carnal.

2 – Processo Narrativo

Não confunda personagem esférico com isso.
Não confunda personagem esférico com isso.

Há pouca ação e poucos fatos a serem apresentados.  Os personagens envolvidos na trama apresentam complexidade psicológica, ou seja, são personagens esféricos e o narrador dialoga com o leitor, permitindo a este fazer reflexões sobre a obra, além de, por vezes, a ordem cronológica da obra ser interrompida.

3 – Pessimismo

O pessimismo é indicado pela hipocrisia social. A imperfeição da humanidade mostra que as causas nobres sempre ocultam interesses impuros.

4 – Linguagem

Minha cara quando alguém tenta ser irônico.
Minha cara quando alguém tenta ser irônico.

As obras apresentam frases curtas e incisivas, repletas de humor e reflexão através de frases irônicas e sugestivas, além de apresentar intertextualidade com obras consagradas e perfeição gramatical. Cabe dizer, também, que suas obras apresentam bastante metalinguagem, Machado utilizava a linguagem para explicar a própria linguagem.

5 – Perfil Feminino

(Olhos de cigana, oblíqua e dissimulada) – Dá-lhe, Capitu!!!
(Olhos de cigana, oblíqua e dissimulada) – Dá-lhe, Capitu!!!

As personagens femininas são, geralmente, representadas como fortes, dominadoras, sensuais, “dissimuladas”, ambíguas, astuciosas e, principalmente, adúlteras, o que comprova a vulnerabilidade do amor.

Uma observação pertinente sobre o perfil feminino: a questão sobre mulheres “dissimuladas” e “adúlteras” não deve ser interpretada de uma forma negativa. Essas características que levam a uma observação negativa, na verdade, exaltam a esperteza feminina. Assim como na maioria dos contos de Nelson Rodrigues, onde a mulher é adúltera ou, outras vezes, “passam a perna” nos homens de alguma forma, elas conseguem os objetivos desejados. Ou seja, não há uma tentativa de manchar a imagem feminina, mas sim de qualificá-las como tão espertas quanto, ou mais esperta que os homens.

Simplesmente, Machado de Assis!
Simplesmente, Machado de Assis!
Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Machado de Assis

Leia o resumo “A literatura de Machado de Assis” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Machado de Assis

Quer saber mais sobre Machado de Assis? Confira este mapa mental que vai salvar a sua prova de literatura!
artigo