3 modos de usar seus conhecimentos em Lançamento Vertical e Queda Livre

Saiba tudo sobre Lançamento Vertical e Queda Livre com esta lista que vai salvar sua prova de física na escola e no vestibular!

E aí, já pegou o ritmo dos estudos? Fevereiro e o carnaval já acabaram, agora é pegar firme nos estudos! Mas calma, aqui no Descomplica sempre tem uma lista pra você testar sem conhecimentos de uma forma mais light!

Hoje será uma lista de Lançamento Vertical e Queda Livre. Só pra lembrar:

Lançamento Vertical: movimento realizado na vertical com velocidade inicial diferente de zero. Pode ser lançamento para cima ou para baixo.

Queda Livre: movimento realizado na vertical com velocidade inicial SEMPRE igual a zero. Apenas movimentos para baixo (queda).

1. Paraquedas

Já teve vontade de saltar de paraquedas? Existe uma parte do salto que é chamada de queda livre, que vai do momento em que você pula até o instante em que o paraquedas é acionado. As questões que você irá fazer serão bem parecidas, com a velocidade inicial sendo igual a zero e tendo que calcular a velocidade ou altura em determinado instante ou até mesmo a velocidade máxima atingida. Lembre-se que a velocidade máxima atingida será quando o corpo está na iminência de encontrar o chão.

A queda é tão rápida que é melhor fazer as contas de quando acionar o paraquedas antes de subir
A queda é tão rápida que é melhor fazer as contas de quando acionar o paraquedas antes de subir

2. Jogando uma bola pro alto

Lançar uma bola não é algo tão complicado assim, é um experimento que dá pra fazer dentro de casa mesmo. Tente isso: com uma câmera qualquer, filme o lançamento vertical de uma bola para o alto e fique bem atento quando a bola estiver chegando no ponto da altura máxima. Você perceberá que a bola realmente fica parada antes de cair. Claro que você já deve ter estudado isso, mas experimentos desse tipo são bem legais pelo fato de você estar vendo a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos em aula.

Por favor, faça a experiência com a bola mesmo
Por favor, faça a experiência com a bola mesmo

3. Spoiler: Lançamentos oblíquos e lançamentos horizontais

Apesar de não termos estudado aqui no Descomplica esse tipo de lançamento ainda, podemos dar uma palhinha sobre como será. Nesses lançamentos, temos movimento na vertical e na horizontal. E o que tem de interessante nisso? O interessante, jovem, é que esses lançamentos são composições de movimento, ou seja, você irá utilizar os conhecimentos de lançamentos verticais e queda livre também nesses novos lançamentos. Ou seja: ao estudar o movimento de uma bola de basquete, o cruzamento feito por um jogador de futebol ou quando sua mãe quiser te ajudar a estudar Física e lançar o chinelo até você, você poderá aplicar seus conhecimentos de lançamentos verticais e queda livre.

Clique aqui para dar uma revisada nos conceitos de Lançamento Vertical e Queda Livre!

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Exercícios de Movimento Uniforme

Vamos fazer exercícios de movimento uniforme?
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Velocidade Média

Leia um resumo sobre Velocidade Média e responda as questões de vestibulares abaixo!

artigo