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Não deixe o nervosismo assumir o controle da sua vida

Confira o Guia do Estudo Perfeito.

O medo, a ansiedade e o nervosismo são emoções presentes no dia a dia de muitas pessoas, não só de estudantes. Essas sensações estão diretamente associadas ao estresse e podem causar sintomas físicos e psicológicos. Não é difícil identificar, no ambiente de estudo ou de trabalho, quando uma pessoa está distraída com algum outro problema. A questão não é identificar isso, e sim saber como controlar tais emoções e impedir que elas atrapalhem seu desempenho.

 

Controle suas emoções
“Sinto que não estudei nada para o Enem”, “Preciso estudar, mas fico ansioso e acabo não estudando”, “Fui muito mal na lista de exercícios, parece que não aprendi o conteúdo”, “Vou desistir, não está funcionando”, “Estudo, estudo e, mesmo assim, errei o gabarito”. Você deve estar se identificando, né? Essas frases são comuns entre alunos que estão se preparando para o vestibular. 
Sentir medo, ansiedade e nervosismo é completamente normal. Tais emoções podem te ajudar a encontrar o foco necessário para estudar, porém, é muito mais comum que elas prejudiquem sua produtividade nos estudos. Esses sentimentos podem ser originados em algo concreto. Basta pensar nos Medos Reais e Medos Imaginários. Portanto, é muito importante que você domine essas emoções e, para isso, existem técnicas que podem te ajudar a diminuir a ansiedade e o medo. Mas antes, não deixe de assistir a este vídeo sensacional do Will Smith.

 


Autoconhecimento
É importante que você tenha seus objetivos alinhados às suas expectativas. O autoconhecimento é fundamental para você conseguir essa orientação. No vídeo abaixo, o historiador brasileiro Leandro Karnal fala sobre a importância do autoconhecimento. Vale a pena você assistir a este vídeo.

 


Controle a respiração
Diversos estudos demonstram que tirar a respiração do piloto automático em prol de uma respiração mais atenta e controlada pode ser o caminho para aliviar o estresse. 

A respiração atua sobre o sistema nervoso autônomo, liberando substâncias que alteram o estado natural do corpo.
Os movimentos de inspiração e expiração corretos irão te acalmar em um momento de estresse.
A respiração correta aumenta a oxigenação das células e dos tecidos, ajudando a eliminar toxinas.
No vídeo abaixo, você encontra um excelente exercício de respiração. Não deixe de conferir!!

 

As dicas abaixo também podem te ajudar a diminuir a ansiedade.

 

Como diminuir a ansiedade
Tome bebidas como o chá de camomila e outras que ajudam a acalmar. Cuidado com o excesso.
Faça uma pequena caminhada ou use seu deslocamento diário para pensar em tarefas complexas.
Beba água.
Converse com um colega de estudo, em um grupo de Facebook ou WhatsApp.
Coma um lanchinho, nada daquele hambúrguer monstro.
Ouça músicas.
Diversos estudos já demonstraram a importância do sono. Existem algumas dicas que podemos ressaltar para se ter uma boa noite de sono.

 

Como dormir melhor
Crie o hábito de dormir no mesmo horário.
Reduza o consumo de estimulantes à noite.
Tenha uma cama confortável.
Evite ingerir muito líquido antes de dormir.
Faça exercícios durante o dia.
Evite dormir com o computador, celular ou TV ligados.
Um quarto escuro e calmo é muito mais confortável.
Não vá dormir depois de um rodízio nem de estomago vazio.
Utilize seu relógio biológico para dormir.
 

Exercício
A ideia é não perder tempo com pensamentos improdutivos. Use sua energia com inteligência e sabedoria. O exercício abaixo possui como objetivo substituir um pensamento negativo por um pensamento produtivo. Quando você tiver um pensamento negativo, escreva na coluna da esquerda e busque elaborar um pensamento produtivo que possa melhorar esse seu estado mental. Por exemplo: “Estou nervoso, pois não consigo resolver a lista de exercícios”. Que tal melhorar isso? O pensamento produtivo que pode te ajudar nessa tarefa é, por exemplo: “Vou procurar a resolução gravada ou o gabarito comentado dessas questões”.